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Como utilizar uma estratégia de referral marketing na sua empresa

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Como utilizar uma estratégia de referral marketing na sua empresa - Reprodução Canva

Hoje vamos te mostrar como utilizar uma estratégia de referral marketing na sua empresa, para aumentar as vendas e expandir sua marca mais rapidamente.

O referral marketing é uma ferramenta poderosa, mas para trazer resultados positivos, precisa ser aplicada de forma inteligente e bem estruturada.

Separamos diversas dicas para ajudar você a utilizar essa ferramenta de forma prática, de acordo com o dia a dia de sua empresa, visando aumentar as vendas e expandir sua marca mais rapidamente.

Quer saber mais sobre o tema? Então não deixe de ler até o final, e conheça mais sobre essa estratégia.

Conheça o referral marketing

Poucas pessoas sabem, mas só de criar e comercializar um produto bom e diferente, as pessoas irão comentar sobre ele, fazendo o marketing acontecer de forma espontânea.

E cabe ao departamento de marketing o trabalho de incentivar essa prática, garantindo que todos fiquem sabendo o quanto seus serviços ou produtos são valorosos.

Dessa forma, o referral marketing, ou marketing de indicação, é um conjunto de estratégias que incentivam os consumidores a falar sobre a marca para os amigos e parentes, tornando-se assim,uma espécie de canal de vendas.

É muito comum os consumidores replicarem suas experiências para outras pessoas, e é importante que os profissionais de marketing intensifiquem o chamado boca a boca, fazendo com que cada vez mais pessoas falem de forma positiva sobre a empresa e os produtos que compraram.

Essa etapa envolve a criação de incentivos, garantindo interações oportunas, relevantes e úteis.

Ao utilizar essa estratégia, a empresa desfruta de inúmeros benefícios, afinal, o referral marketing não é só mais lucrativo que o marketing tradicional, mas o alcance desta técnica é muito maior.

Como utilizar uma estratégia de referral marketing na sua empresa

Estratégia de referral marketing - Reprodução Canva
Estratégia de referral marketing – Reprodução Canva

É importante ter em mente que esse tipo de técnica é mais do que simplesmente um cliente indicando uma empresa para alguém que conhece.

Por isso, é importante ter uma equipe capacitada, que crie formas criativas de expandir essa interação, o que aumenta a influência do referral marketing, e faz com que ele atinja mais pessoas.

Dessa forma, existem diversas possibilidades, as quais você pode implementar no dia a dia de sua empresa, para insuflar o boca a boca a respeito de seus produtos ou serviços, e isso não precisa ser um alto investimento, ou uma tarefa complicada.

Veja a seguir, algumas dicas para utilizar uma estratégia de referral marketing de sua empresa de forma simples e efetiva.

Promova concursos voltados para a indicação

Essa já é uma prática conhecida de diversas empresas, e você também pode se valer dela, para aumentar a base de leads de seu negócio.

Fazendo seus consumidores antigos concorrer a prêmios, que podem variar de quantidade, de acordo com o número de indicações feitas, os incentiva a trazer mais pessoas para o negócio.

Dessa forma, você pode disponibilizar descontos, brindes ou outros serviços que despertem o interesse do seu público-alvo.sa é uma das melhores formas de atingir um número maior de pessoas com a estratégia.

Faça campanhas sazonais

Outra forma eficiente de utilizar uma estratégia de referral marketing na sua empresa, é através das campanhas sazonais ou datas comemorativas.

Empresas do mundo todo já utilizam esse tipo de tática, antes do Natal, Ano Novo, Dia das Crianças e outros eventos.

Aproveite os eventos, e gere um boca a boca sobre seus produtos e serviços, mesmo que não seja algo muito grande, desde que seja oportuno, pode trazer muitos benefícios!

Una essas duas estratégias

E se você juntar essas ideias, e promover um concurso de indicações, atrelado a chegada de um evento ou de uma data comemorativa?

Você pode disponibilizar prêmios para os vencedores do concurso,de acordo com a data ou evento comemorativo, como brinquedos no Dia das Crianças, ou itens para usar durante as férias, por exemplo.

Algumas das maiores empresas do mundo já se valeram dessa tática, conquistando milhares de novos leads e aumentando o conhecimento do público sobre a marca. E para que seus clientes concorram aos prêmios, basta indicar cada vez mais pessoas.

Aproveite o marketing viral

Pode parecer simples, mas utilizar conteúdos virais no momento para promover sua marca é muito inteligente e benéfico.

É muito comum se deparar com vídeos de dança, dublagens e muito mais na internet hoje em dia. Com a popularização da internet, os chamados “memes” estão cada vez mais presentes em nossas vidas.

E essa pode ser uma ótima maneira de fazer as pessoas falarem sobre você, especialmente na internet. E para isso, basta criar conteúdos que interessem a seu público alvo.

Ofereça presentes sociais

Quem não ama dar e receber presentes, não é mesmo? E possibilitar que seus clientes presenteie seus amigos é uma ótima forma de gerar novos leads para sua empresa.

Uma boa alternativa,é enviar links  códigos a cada compra, e quando seu cliente envia para um amigo, que se cadastra, ganha um presente como produtos grátis, descontos ou testes de algum de seus serviços, por exemplo.

Apesar de não oferecerem nada muito concreto aos clientes, os presentes sociais são uma forma sutil de ser gentil com um amigo, o que pode gerar bastante interesse do público.

Tenha um embaixador

A premissa mais básica do referral marketing, é contar com a opinião de quem já compra com você e gosta dos produtos ou serviços que você comercializa. E essas pessoas, com o passar do tempo, se tornam embaixadores da sua marca.

E nesse cenário, é importante que você saiba como usar esse símbolos de referência para o público.

Investir em influenciadores é uma excelente maneira de fazer isso, pois eles irão espalhar sua marca, mostrando seu negócio para seus seguidores de forma massiva.

Além dos influenciadores profissionais, que ganham a vida com isso, você pode encontrar pessoas que possam fazer esse trabalho, olhando para sua base de clientes e colaboradores.

Quanto mais difundida entre o público sua marca for, maior será o boca a boca, mais leads chegarão e se tornarão clientes potenciais.

Agora que você já sabe como utilizar uma estratégia de referral marketing na sua empresa, você pode criar conta em nosso site e aproveitar para entender mais. Comece já a colocar tudo em prática e aumente sua base de novos clientes já!

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