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O que é Customer Referral e como aumentar suas vendas com essa técnica?

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Customer referral - Reprodução Canva

Se você é um empreendedor ou gestor de empresa, precisa saber o que é customer referral e como aumentar suas vendas com essa técnica.

Afinal, ela traz diversas vantagens para sua empresa, seja ela do segmento que for. Pensando nisso, hoje trouxemos para você uma porção de dicas e informações sobre esse assunto. Assim, você pode conhecer melhor essa estratégia de marketing e usá-la para alavancar seus negócios.

Portanto, para não perder nenhuma dica, acompanhe até o final!

O que é Customer Referral?

Customer referral é uma técnica de marketing na qual seu cliente se torna um embaixador da sua empresa e propaga seus serviços em sua rede de contatos.

Customer significa “cliente” e referral, “referência” traduzidos do inglês. Portanto, nessa estratégia, você utiliza seu cliente como referência para dar credibilidade à sua empresa.

Isso é algo muito vantajoso para qualquer negócio, pois as pessoas tem o costume natural de compartilhar suas experiências, o que inclui as compras.

Você mesmo já deve ter compartilhado com alguém sobre suas opiniões a respeito de um produto, serviço, atendimento e outras características de um estabelecimento, não é mesmo?

E como praticamente todo mundo tem essa mesma tendência de comportamento, essa pode ser uma mina de ouro se você souber explorar esse costume.

Para te provar como o customer referral pode ser vantajoso para seu negócio, trouxemos uma lista de benefícios. 

Quais as vantagens de se usar o Customer Referral?

Saiba mais sobre o customer referral - Reprodução Canva
Saiba mais sobre o customer referral – Reprodução Canva

Dentre as muitas vantagens de se usar o customer referral de forma estratégica em sua empresa, as principais são:

ICP praticamente definido:

Quando você mesmo vai oferecer seus serviços para clientes em potencial, precisa classificá-los, pois não pode desperdiçar recursos tentando engajar alguém que nunca fará negócios com você.

Então, para facilitar essa classificação, você faz um ICP, ou seja, um perfil de cliente ideal.

Quando seu cliente indica seus serviços, geralmente faz isso para alguém que ele sabe estar precisando de seus serviços. Por exemplo, vamos supor que você tenha um pet shop. Seu cliente não vai sugerir a um amigo que não tenha pets que faça compras em sua loja, certo?

Então, ele próprio faz a classificação e indica você para quem se adequa ao seu ICP.

CAC mais barato:

Outra questão que costuma gerar bastante despesa em qualquer empresa é o CAC, isto é, o Custo de Aquisição de Clientes.

Isso porque captar, qualificar e direcionar leads até que eles tomem a decisão de compra é bastante custoso.

Já com o customer referral, quando o cliente que recebeu a indicação chega para você, ele geralmente já está pronto e decidido a comprar.

Portanto, tudo o que você gastaria para fazer esse cliente chegar a esse estágio é economizado.

Agilidade no ciclo de venda:

Esse benefício de usar o customer referral em sua empresa é uma extensão do anterior.

Afinal, como vimos, por estar mais qualificado, a decisão de compra do cliente que aceitou a indicação é tomada mais rápido, o que economiza recursos e traz lucro mais rapidamente.

Maior alcance da marca:

Outro grande benefício do customer referral para sua empresa é que esse buzz gerado pelos clientes satisfeitos é muito benéfico para sua marca.

Com ele, você trabalha o branding da marca e a estende em uma rede muito positiva de boa reputação, engajamento e atração de mais clientes.

Como aplicar o Customer Referral em sua empresa?

Como já vimos, o customer referral é algo que brota naturalmente em meio aos consumidores.

No entanto, isso não significa que você não possa dar uma “mãozinha” para essa tendência natural e aplicá-la de modo técnico e estratégico para melhorar suas vendas.

Sendo assim, tem várias técnicas que você pode usar para incentivar o marketing de indicação entre seus clientes.

E as principais medidas incluem:

Oferecer produtos e serviços de qualidade:

Já deu para notar que o boca a boca acontece de forma natural. E o que você não pode esquecer é que esse costume se aplica tanto a espalhar opiniões positivas quanto negativas.

Portanto, se seu cliente está feliz com seus serviços, ele irá se gabar disso para amigos e familiares. Mas, se ele estiver insatisfeito, provavelmente ele irá reclamar também!

Sendo assim, para garantir que essas opiniões compartilhadas sejam sempre boas e, portanto, benéficas para seu negócio, você tem que se assegurar de que seu cliente esteja feliz.

Desse modo, a primeira e mais importante dica de como usar o referral marketing para aumentar suas vendas é aperfeiçoar cada dia mais seus produtos e serviços.

Incentive seu cliente a indicar:

Outra forma de aumentar as chances de que seu cliente te indique para as pessoas do círculo de convivência é oferecer recompensas.

Essa estratégia, que é o marketing de indicação ou member get member, funciona muito bem e traz muitos resultados positivos.

Afinal, por meio dela, você engaja mais leads e clientes, fortalece seu vínculo com quem já é cliente e propaga sua marca de maneira mais contundente.

Então, faça campanhas de “indique e ganhe”, com regras bem claras e recompensas relevantes para quem indicar.

Assim, os resultados do customer referral serão mais expressivos e virão mais rápido.

Trabalhe para reter os clientes novos:

É importante lembrar que o objetivo principal de usar o customer referral em sua empresa não deve ser a venda isolada em si, mas a obtenção de clientes novos e a expansão da sua rede.

Por isso, tenha estratégias prontas para absorver essa clientela nova que chega por meio da indicação de seus clientes usuais e para mantê-los em sua rede.

Dessa forma, além de conseguir mais pessoas para sua carteira de fregueses, você aumenta as chances de que em um futuro próximo, eles também sejam customer referral de sua marca.

Outra coisa essencial a ser lembrada é que, caso você não tenha tempo ou aptidão para aplicar essas dicas na prática, você deve contratar uma empresa ou pessoal para fazê-lo para você.

E isso é importante não importa o tamanho, o nicho ou a modalidade do seu negócio, seja B2B, B2C, etc.

Agora que você já sabe o que é customer referral e como usá-lo em seu negócio, não se esqueça de criar conta em nosso site. Enfim, não perca tempo e comece hoje mesmo a expandir sua rede de clientes!

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