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Diferença entre marketing de indicação, marketing de afiliados e marketing de influenciadores

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Diferença entre marketing de indicação marketing de afiliados e marketing de influenciadores

Você sabe qual a diferença entre marketing de indicação, marketing de afiliados e marketing de influenciadores?

Com a evolução e segmentação do marketing, surgem novas técnicas e tendências, o que pode ser até difícil de acompanhar!

No entanto, é bom se manter à par das informações sobre esse assunto, em especial se você é gestor de empresas.

Afinal, sabendo exatamente o que é cada estratégia de marketing, fica mais fácil estabelecer quais delas e em que momento você deve adotá-las para o seu negócio.

Pensando nisso, hoje trouxemos um guia completo sobre isso para você. Sendo assim, leia até o final para saber ao certo qual a diferença entre marketing de indicação, marketing de afiliados e marketing de influenciadores!

Diferença entre marketing de indicação, marketing de afiliados e marketing de influenciadores

Saiba as Conheça a Diferença entre marketing de indicação marketing de afiliados e marketing de influenciadores
Saiba as Conheça a Diferença entre marketing de indicação marketing de afiliados e marketing de influenciadores

Essas três estratégias de marketing são bastante diferentes, apesar de partirem de um princípio básico comum: a Engenharia Social.

Afinal, em todas elas o que é utilizado como incentivo para o consumo de algo é o compartilhamento de experiências pessoais.

No entanto, as semelhanças param por aqui! Isso porque, em se tratando de estratégias e técnicas, as diferenças entre marketing de indicação, marketing de afiliados e marketing de influenciadores são bem palpáveis, como veremos a seguir.

Para que você entenda as diferenças, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas estratégias?

Marketing de Indicação:

No marketing de indicação, member get member, referral marketing ou como você preferir chamá-lo, você usa a própria base de clientes para engajar novos.

Trocando em miúdos, você incentiva seus clientes usuais a indicarem seus serviços para alguém do círculo de convivência deles e, em troca, oferece uma recompensa.

Essa recompensa pode ser um brinde, um voucher de desconto, um pacote de serviços exclusivos, acesso a um evento, etc.

Para que essa técnica funcione, você precisa:

  • Oferecer serviços satisfatórios para seus clientes;
  • Dar recompensas atrativas e relevantes;
  • Ter regras claras para o freguês que indica saber ao certo o que tem que fazer para ganhar o prêmio;
  • Oferecer alguma forma de comunicação e captação de dados com seu cliente, como um canal de atendimento ou site responsivo, por exemplo, para receber as indicações e entregar o prêmio.

Marketing de Afiliados:

O marketing de afiliados é um conceito relativamente novo. Ele despontou com força no mercado após o período de isolamento ao qual fomos obrigados a nos adaptar.

Ele consiste na parceria de empresas e pessoas que se afiliam a elas. Os afiliados fazem propaganda dos produtos da empresa e, em troca, recebem uma comissão por cada venda feita.

Essa propaganda é feita por meios digitais e, em geral, é a afiliadora quem cuida do envio, estoque e faz a entrega dos produtos.

Na verdade, podemos dizer que o marketing de afiliados “juntou a fome com a vontade de comer”!

Isso porque ele surgiu da necessidade das empresas de aprimorarem suas técnicas de propaganda, já que com o grande índice de pessoas navegando na internet e a grande concorrência por esse público, os cliques e visualizações passaram a ser mais preciosos.

Em contrapartida, com a crise e a impossibilidade de sair às ruas para vender, as pessoas passaram a buscar meios digitais de ganhar dinheiro.

Marketing de Influenciadores:

Conheça a Diferença entre marketing de indicação marketing de afiliados e marketing de influenciadores
Conheça a Diferença entre marketing de indicação marketing de afiliados e marketing de influenciadores

Os influenciadores digitais são pessoas com um grande número de seguidores nas redes sociais, com muita visibilidade e fama na internet.

Portanto, eles tem a atenção de muitas pessoas que os admiram e acompanham de perto.

Desse modo, essas pessoas possuem, como seu próprio “rótulo” já sugere, um grande poder de influenciar outras pessoas a tomarem decisões, o que inclui o consumo.

Então, os influenciadores digitais são uma verdadeira mina de ouro para as empresas que desejam propagar a sua marca. Além disso, essas pessoas geralmente atuam em nichos bem segmentados, o que torna sua audiência ainda mais qualificada.

Imagine, por exemplo, um chef de cozinha que faz vídeos no YouTube, que geram milhões de visualizações e que tem milhões de seguidores.

Agora imagine que ele usa uma determinada marca de molho de tomate e diz que o segredo do sucesso de seus pratos é esse molho específico.

Dá para imaginar quanta gente iria comprar esse molho, não é mesmo?

Geralmente, esses influenciadores são praticamente profissionais, com contratos comissionados, permutas e outros acordos firmados com as empresas.

Qual estratégia devo usar?

Apesar de as diferenças entre marketing de indicação, marketing de afiliados e marketing de influenciadores serem grandes, essas técnicas não são excludentes entre si.

Isso significa que você pode usar várias ou todas elas ao mesmo tempo. A questão nem é qual delas é a melhor, mas qual delas é a melhor para sua empresa.

Por exemplo, você deve levar em conta vários fatores, como o tipo de marketing que  deseja fazer, o público que quer engajar, qual o orçamento que você tem para aplicar em estratégias de marketing, etc.

Tendo isso em mente, fica mais fácil decidir qual delas deve ser o seu foco.

No entanto, algo que dá para afirmar sem sombra de dúvidas é que, apesar de as empresas serem diferentes e necessitar de estratégias de marketing diferentes, o marketing de indicação é uma técnica que serve para todas, como veremos a seguir.

Benefícios do marketing de indicação

Você já deve ter ouvido o velho ditado que diz: “prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém”, certo?

Pois é, no mundo dos negócios, o marketing de indicação é uma espécie de “canja de galinha”!

Isso porque, independente do segmento, porte, tempo de mercado e quaisquer outras características da empresa, o MGM (Member get Member) é eficiente!

Isso porque ele é de baixo custo, já que são os clientes que fazem a captação e qualificação dos novos, fortalece seu vínculo com sua clientela usual e ainda expande sua rede indefinidamente.

Sendo assim, você pode utilizar quantas técnicas de marketing quiser em sua empresa. Algumas vão funcionar, outras não. Porém, com o marketing de indicação, você sempre terá bons resultados!

Agora que você já sabe as diferenças entre marketing de indicação, marketing de afiliados e marketing de influenciadores, pode decidir quais quer usar em sua empresa! Agora, não se esqueça de criar conta em nosso site para saber mais.

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