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Como aumentar as vendas através da indicação de clientes

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Como aumentar as vendas através da indicação de clientes - Reprodução Canva

Se você é gestor de qualquer segmento do mercado, já deve ter se perguntado como aumentar as vendas através da indicação de clientes.

Essa ferramenta pode ser muito útil para quem deseja expandir a marca e aumentar a base de novos leads, mas não possui um grande capital para investir em estratégias mirabolantes.

Com um custo acessível, e resultados palpáveis em um curto espaço de tempo, a indicação é de grande valia em qualquer tipo de negócio.

Quer saber mais a respeito da estratégia, e obter dicas de como implementá-la na prática, de acordo com a realidade de sua empresa? Então não deixe de ler até o final e saiba mais!

Saiba mais sobre o marketing de indicação

Você provavelmente já participou desse tipo de campanha, mesmo que sequer tenha notado. Isso porque, nós seres humanos temos uma certa tendência a compartilhar nossas experiências, sejam elas boas ou ruins.

E com as compras não é diferente, pois sempre que passamos por um bom atendimento, ou encontramos bons preços, temos o instinto de falar sobre isso com as pessoas que nos cercam.

Contudo, para que essa estratégia traga resultados concretos, é necessário que a equipe de marketing da empresa crie técnicas para incentivar o chamado boca a boca, sempre mantendo as pessoas interessadas no assunto.

E é assim que funciona a indicação de clientes, que é um conjunto de técnicas que insuflam os clientes que já compram com você, a estar sempre falando sobre isso para os amigos e familiares.

Para isso, também é preciso implementar incentivos, para aumentar essas interações,mas sempre tendo em mente que elas precisam ser oportunas e úteis, para não surtir o efeito justamente contrário.

Por isso é tão importante ter uma equipe de marketing empenhada e capacitada, para que as melhores oportunidades não sejam perdidas, e você consiga extrair o máximo de vantagens desse instinto genético dos seres humanos.

Como aumentar as vendas com a indicação de clientes

Como já mencionado acima, a indicação de clientes tem uma premissa muito simples, basta que o cliente indique alguém, para ser recompensado de alguma forma.

Então, partindo desse ponto inicial, você deve seguir um plano estruturado para conseguir alcançar resultados que sejam satisfatórios e duradouros para o seu negócio.

E, para te ajudar com isso, fizemos uma lista com dicas de como aumentar as vendas com a indicação de clientes. É só acompanhar e conferir!

Ofereça recompensas relevantes para quem indica:

Ofertas na indicação de clientes - Reprodução Canva
Ofertas na indicação de clientes – Reprodução Canva

Esse incentivo pode ser qualquer coisa, desde que seja interessante o suficiente para seus clientes desejarem, e indicarem as pessoas.

Você pode oferecer cupons de descontos, brindes, testes em serviços que você comercializa e até premiações em dinheiro.

Além disso, as etapas para alcançar o prêmio também precisam ser estabelecidas adequadamente. Então, para evitar qualquer confusão, deixe todas as regras claras. O ideal é estabelece-las antes mesmo de implementar a estratégia.

Questões como qual a recompensa oferecida, se o cliente ganhará o prêmio só por indicar, ou se o indicado terá que finalizar uma primeira compra e as etapas a serem seguidas são pontos chave para o sucesso da estratégia.

Apesar de parecer um caminho sinuoso, implementar essa ideia em seu negócio é bastante simples na prática.

Tenha um serviço de excelência para ter mais indicação de clientes:

Lembre-se de que ninguém indica algo de que não gosta para alguém de seu círculo de confiança. Portanto, uma das dicas mais básicas de como aumentar as vendas com a indicação de clientes é trabalhar para aperfeiçoar seus serviços.

Com isso, você aciona automaticamente o instinto natural dos seres humanos de compartilharem suas experiências, sobre o qual já falamos.

E isso vai fazer com que seus clientes espalhem sua boa reputação ainda que você não esteja fazendo uma campanha “indique e ganhe”.

Aposte no marketing digital na indicação de clientes:

Marketing digital na indicação de clientes - Reprodução Canva
Marketing digital na indicação de clientes – Reprodução Canva

Depois da quarentena, os consumidores migraram em massa para a internet. E isso mesmo quando a compra será feita em uma loja física!

Tanto que estudos apontam que mais de 93% dos consumidores fazem pesquisas em mecanismos de busca por um produto ou serviço antes de se decidir sobre onde comprar.

Portanto, mesmo que seu negócio não seja online, você precisa estar presente na rede para poder ser encontrado por essa gigantesca massa de clientes em potencial.

Assim sendo, uma das dicas de como aumentar as vendas com a indicação de clientes é divulgar essas campanhas nas redes sociais, em blogs, sites, etc.

Assim, tanto seus clientes usuais poderão ver suas promoções quanto quem não é cliente pode conhecer mais sobre sua empresa.

Procure agradar quem aceita a indicação de clientes:

O intuito de engajar novos clientes através de indicações deve ser maior do que apenas a venda em si.

Afinal, se esse cliente se fidelizar, você terá, em pouco tempo, mais alguém para indicar seus serviços, o que fortalece sua marca e expande sua rede.

Sendo assim, procure uma forma de causar uma excelente primeira opção em seu novo cliente para que ele se sinta acolhido e queira permanecer com você.

Você pode fazer isso incluindo-o na promoção, por exemplo, com campanhas de “Indique nossos serviços: você ganha 30% de desconto e seu amigo ganha 20%”.

Ações simples, que sejam financeira e logisticamente possíveis, mas que consigam reter esse cliente e, quem sabe, fazê-lo se tornar mais um embaixador da sua marca!

Tenha KPIs bem específicos e use métricas:

KPI e indicação de clientes - Reprodução Canva
KPI e indicação de clientes – Reprodução Canva

Uma das dicas de como aumentar as vendas com a indicação de clientes mais preciosas é essa.

Afinal, você precisa saber onde exatamente quer chegar para pegar o melhor caminho para chegar lá, não é mesmo? Portanto, trace seus objetivos e metas para chegar a eles.

Além disso, não deixe de utilizar métricas para avaliar os resultados e saber se sua campanha foi bem sucedida. Desse modo, você consegue avaliar os pontos positivos, os que você precisa melhorar e até o que precisa deixar de lado.

Com isso, em uma nova promoção de “Indique e ganhe”, por exemplo, você terá um acervo de dados bem completo para se basear.

Gostou de conhecer essas dicas de como aumentar as vendas com a indicação de clientes? Agora não perca mais tempo, venha criar conta aqui no site e comece hoje mesmo a trabalhar para botá-las em prática!

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