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Dicas para aumentar a taxa de conversão das vendas

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Dicas para aumentar a taxa de conversão das vendas - Reprodução Canva

Aumentar a taxa de conversão das vendas é um passo imprescindível para quem deseja obter maiores lucros.

Além do efeito óbvio desse tipo de estratégia, que é o aumento da rentabilidade de um negócio, com estratégias mais assertivas, é possível reduzir exponencialmente os custos de aquisição de novos clientes.

Por trazer tantos benefícios para qualquer empreendimento, essa tem se tornado uma busca constante de gestores de diversos segmentos do mercado.

Além disso, com o avanço da tecnologia, o comportamento dos clientes também passou por mudanças, e é necessário saber se adaptar a esses novos tempos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas, que te ajudarão a obter melhores resultados nessa empreitada, além de consolidar sua empresa no mercado em que atua. Quer saber mais? É só ler até o final, para ficar por dentro de tudo!

O que é taxa de conversão das vendas?

Saiba tudo sobre como aumentar a taxa de conversão das vendas - Reprodução Canva
Saiba tudo sobre como aumentar a taxa de conversão das vendas – Reprodução Canva

De maneira geral, a taxa de conversão das vendas é uma métrica utilizada para tomar conhecimento a respeito da quantidade de clientes que passaram por todas as etapas da jornada de compra de sua empresa, até que a venda foi finalizada.

No caso dos e-commerce, por exemplo, a taxa pode ser calculada através do número de visitas no site ou loja, além de possibilitar o cálculo da quantidade de vendas que se originaram de uma visita.

Ademais, com ela, é possível estipular quais os canais de vendas que você tem utilizado, que estão trazendo os melhores resultados, permitindo que você adote estratégias para promovê-los e potencializá-los.

No caso dos negócios de venda direta, pode ser mais complicado fazer a análise desses dados, já que esse tipo de negociação raramente se dá de modo online e sem interferência de vendedores. Isso ocorre porque o processo demanda diversas etapas, e é mais demorado.

No entanto, a taxa de conversão de vendas nesse modelo também pode ser calculada, uma vez que você adote um funil de vendas, que é importante para trazer soluções mais assertivas para os possíveis problemas encontrados no caminho.

Com uma análise aprofundada dessa métrica, é possível detectar problemas no processo comercial de sua empresa, e solucioná-los mais rapidamente.

Outra vantagem desse tipo de análise é que, através dela, você confere onde estão os pontos mais fortes de seu negócio, podendo utilizá-los como base para decisões assertivas para o futuro.

Como aumentar a taxa de conversão das vendas?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da análise e do acompanhamento da taxa de conversão das vendas, vejamos como fazer para aumentá-la.

Com algumas estratégias, é possível fazer com que cada vez mais, os visitantes de sua loja se tornem clientes, e efetive compras com maior frequência.

O resultado disso é uma receita mais ampla, além da redução de custos de conversão de clientes.

Atualmente, o comportamento dos consumidores tem se modificado rapidamente. E esse processo se deu como efeito da popularização da internet. Há alguns anos, as vendas online eram mínimas, e não representavam nem um terço das vendas de uma empresa num período de um mês, por exemplo. No entanto, agora já é possível encontrar empresas onde a receita é formada quase em sua maioria por esse tipo de negociação.

O nível de confiabilidade, e a diversidade de opções são as grandes responsáveis por esse advento, e isso trouxe à tona outras necessidades, como o fato de que as empresas precisam se adaptar a esse novo modo de pensar dos consumidores.

Com isso em mente, chegamos à conclusão de que as velhas técnicas e estratégias utilizadas já não trazem os efeitos esperados.

Por isso, buscar novas ideias e dicas é tão importante para garantir um futuro mais estável para seu negócio, seja ele de qualquer ramo ou segmento. Veja algumas opções a seguir.

Tenha um perfil de cliente ideal

Definir a persona ajuda a aumentar a taxa de conversão das vendas - Reprodução Canva
Definir a persona ajuda a aumentar a taxa de conversão das vendas – Reprodução Canva

O primeiro passo para aumentar a taxa de conversão das vendas, é estipular um perfil de cliente ideal para sua empresa.

Também conhecida pela sigla ICP, essa estratégia diz respeito a uma análise profunda sobre o tipo de cliente que você deseja conquistar. Para isso, é necessário saber qual público apresenta dores e necessidades para as quais sua empresa pode oferecer uma solução.

Feito isso, você terá ciência das campanhas e estratégias que precisam ser adotadas para trazer esse público até sua marca, para aumentar as chances de vendas.

Implemente um funil de vendas para aumento da taxa de conversão das vendas

Outra dica super importante para aumentar as taxas de conversão das vendas é estipular um funil de vendas para seu negócio.

Para isso, é importante conhecer a jornada de compra que seus clientes precisam passar, para efetivar o negócio, depois de conhecer esses dados, estruturando cada etapa, sempre visando uma maior facilidade para que os consumidores não desistam antes de concluir a compra.

Adotando essas medidas, você será capaz de analisar as etapas com mais assertividade, para que os problemas sejam solucionados, e as soluções sejam potencializadas.

Lembre-se, quanto mais seu funil de vendas se assemelhar a jornada real de compra, melhor e mais clara será a análise e o controle de seu processo comercial.

Aposte em estratégias já testadas e aprovadas

Nada como contar com uma estratégia que já está sendo utilizada por empresas de segmento variados, e de tamanhos diferentes, para ter mais segurança na hora de tomar decisões em seu negócio.

Esse é o caso da estratégia Member Get Member, ou MGM, por exemplo, que utiliza um sistema de bonificação por indicação.

Estudo comprova que os consumidores confiam mais nas indicações de seus conhecidos, do que outras fontes de informações, e por isso, esse tipo de tática pode trazer excelentes resultados em aumentar a taxa de conversão das vendas.

Analise as métricas

Estar sempre inteirado aos dados de seu negócio é imprescindível para se consolidar no mercado e alcançar bons resultados.

As métricas servem de parâmetro, para que você identifique possíveis falhas, e as corrija antes que se tornem um problema maior.

Para isso, conte com uma equipe atualizada e capacitada, além de buscar respaldo na tecnologia, que oferece ferramentas bastante úteis para esse tipo de análise. O nosso guia MGM pode te ajudar a entender mais.

Com essas dicas, você poderá aumentar a taxa de conversão das vendas em seu negócio, aumentando a receita e diminuindo custos de forma simples e eficiente!

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