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O que é marketing de indicação

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O que é marketing de indicação - Reprodução Canva

Se você atua como gestor, seja de qualquer segmento, saber o que é marketing de indicação, e entender como ele funciona é muito importante.

Essa ferramenta é capaz de trazer resultados significativos em um curto período de tempo, além de aumentar sua gama de consumidores e, consequentemente, sua receita.

Além disso, com uma equipe engajada, é possível desfrutar dos frutos dessa técnica e pouquíssimo tempo, e com investimentos bastante acessível para qualquer empresa, seja pequena, grande, jovem ou experiente no mercado.

Contudo, muitas empresas não conseguem implementar essa estratégia, justamente por não saber do que se trata, ou como ela funciona na prática. Esse é um problema bastante recorrente, que leva muitas empresas a desperdiçar o potencial de criação de leads simplesmente criando um canal de indicações com seus clientes mais antigos, seus colaboradores ou mesmo membros de seu time.

Pensando nisso, separamos mais informações a respeito do endomarketing de indicações, além de algumas dicas para você, que deseja explorar essa forma de expansão simples e de baixo custo.

Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler até o final, e conheça o marketing de indicação!

O que é marketing de indicação?

Como vimos brevemente acima, o marketing de indicação é uma ferramenta poderosa, capaz de criar um canal de indicações bastante simples e fluido, entre seus antigos e novos clientes.

A estratégia se vale do conhecimento de seu público, que já utiliza ou compra seus produtos e serviços, como fonte de informação para nossos clientes em potencial.

Pesquisas apontam que mais de 90% da população mundial considera a indicação de um conhecido ou familiar como uma fonte mais segura de informações a respeito de determinada marca ou empresa, do que campanhas publicitárias, por exemplo, e é justamente por esse sistema que a estratégia funciona.

Para incentivar os clientes através de outras pessoas para conhecer a empresa, é necessário implementar etapas simples para que cada convite seja enviado, além de disponibilizar recompensas, que vão desde quantias em dinheiro, até brindes ou descontos na loja.

Dessa forma, com um investimento mínimo, é possível não só trazer novos clientes para que conheçam ou experimente seus produtos e serviços, mas também garantir uma maior fidelização de quem já compra com você há algum tempo.

Como o marketing de indicação funciona?

O sistema para implementação da estratégia do marketing de indicação, também conhecido como Referral Marketing, é bastante simples.

Para alcançar os objetivos, é importante conhecer a fundo seus clientes, para entender melhor suas necessidades, garantindo que a recompensa oferecida seja atrativa o suficiente para que eles convidem seus conhecidos e familiares para conhecer a marca.

Dessa forma, depois de conhecer a recompensa, ele deve compreender claramente as etapas a serem seguidas para que ela seja disponibilizada. Geralmente, essa etapa envolve a efetivação do convite, seja por meio de um cadastro completo do convidado, ou uma primeira compra efetivada.

Feito isso, seu cliente já poderá desfrutar da recompensa, enquanto seu convidado se inteira melhor sobre os produtos e serviços e de sua empresa.

É importante que seus consumidores enxerguem o potencial da campanha, e compreendam que tanto você, quanto eles e seus convidados irão ganhar no processo.

Esse entendimento estreita a relação entre cliente e empresa, além de levar os novos clientes a desejarem a recompensa também, convidando outras pessoas, formando assim, um grande ciclo.

Como utilizar o marketing de indicação

Saiba O que é marketing de indicação - Reprodução Canva
Saiba O que é marketing de indicação – Reprodução Canva

Listamos a seguir, alguns passos importantes para que você consiga implementar e utilizar a estratégia e entender o que é marketing de indicação na sua empresa:

  • Trace objetivos claros para a estratégia, seja o aumento das vendas de determinado produto ou a geração de leads, por exemplo. Para conseguir obter sucesso na empreitada é importante saber onde você quer chegar;
  • Um bom mapeamento de seus promotores também é essencial, afinal, não são todos os clientes de sua carteira atual que se identificarão com a campanha. Estude o comportamento de seus consumidores, e observe a jornada de compra, para traçar um perfil ideal para a estratégia;
  • Ofereça uma recompensa atrativa, e para acertar na escolha, entender seu público também é importante;
  • Estipule as etapas, ou “regras do jogo”, para que os clientes saibam o que é necessário para conquistar a recompensa no final. Deixe todas as regras explicitadas, para evitar equívocos posteriores.

Além disso, faça análises constantes, não só para acompanhar os resultados da estratégia adotada, mas também para identificar gargalos e potencializar os lucros e retornos das indicações, além da correção de possíveis falhas em cada processo.

Exemplos de sucesso do marketing de indicação

Agora que você já entendeu o que é o marketing de indicação, e como ele funciona na prática, vejamos alguns bons exemplos de sucesso.

Observar empresas que se valem desse tipo de técnica é uma excelente forma de buscar inspiração para colocá-la em prática, de acordo com o dia a dia de seu empreendimento.

Uber

Saiba O que é marketing de indicação e como a Uber utiliza - Reprodução Canva
Saiba O que é marketing de indicação e como a Uber utiliza – Reprodução Canva

A Uber é um excelente exemplo de sucesso do marketing de indicação. Atualmente, a empresa está presente em quase todos os continentes do planeta, e só no Brasil, já conta com mais de 20 milhões de usuários ativos.

Essa popularidade estrondosa se deu, em sua grande maioria, por conta do sistema adotado pela empresa assim que chegou ao Brasil.

O sistema é bastante simples: cada usuário que se cadastrar no aplicativo, recebe um código promocional, que podia ser compartilhado com os amigos.

Para cada convidado que se cadastre usando esse código, a empresa disponibiliza descontos, não só para o promotor, mas para o convidado também, usar em viagens no futuro.

Ifood

Saiba O que é marketing de indicação e como o Ifood utiliza - Reprodução Canva
Saiba O que é marketing de indicação e como o Ifood utiliza – Reprodução Canva

Outra empresa muito popular da atualidade, o iFood, também se valeu das vantagens do marketing de indicação.

A marca inovou, oferecendo uma recompensa em dinheiro para quem convidar um amigo, que deveria realizar ao menos um pedido dentro do aplicativo de delivery.

Dessa forma, a empresa garantiu uma maior fluxo de vendas, além de disseminar o conhecimento a respeito da marca, que se tornou um fenômeno de forma rápida.

O Boticário

Outro bom exemplo de sucesso do marketing de indicação é a marca de cosméticos O Boticário.

Assim que lançou uma nova linha de hidratantes corporais, a marca disponibilizou amostras grátis para quem indicasse alguém para conhecer seus produtos.

A estratégia deu super certo, pois além da expansão da empresa, fazendo com que mais pessoas conhecessem e começassem a adquirir seus produtos, O Boticário ainda conseguiu popularizar a linha, aumentando significativamente suas vendas em um curto período de tempo.

Agora que você já sabe o que é marketing de indicação, você pode criar conta e começar a implementar essa estratégia em seu negócio. Veja os lucros subirem de forma rápida!

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