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Exemplos de utilização do marketing de indicação

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Marketing de Indicação - Reprodução Canva

Observar os exemplos de utilização do marketing de indicação é uma excelente maneira de comprovar o poder dessa estratégia.

Milhares de gestores em todo o mundo já vem se valendo desse tipo de técnica para aumentar sua base de novos clientes e fidelizar os antigos, aumentando assim o número de vendas e a receita da empresa em um curtíssimo espaço de tempo, e com investimentos bastante acessíveis.

Especialistas apontam que o ser humano tem uma espécie de instinto que o leva a indicar boas experiências, mas a dúvida aqui é: como utilizar essa pré-disposição a favor de sua empresa?

É muito comum observar consumidores que começam a utilizar determinados produtos ou serviços por conta da indicação de um amigo ou conhecido, e é nessa tradição, que a estratégia se faz presente.

Segundo pesquisas, mais de 90% dos consumidores do mundo confiam mais em indicações de conhecidos do que em campanhas publicitárias, por exemplo.

Então, se você também quer tirar proveito dessa estratégia, e aumentar suas vendas, além de expandir sua marca, veja a seguir alguns exemplos de empresas que implementaram o marketing de indicação e tiveram bastante sucesso no mercado em que atuam.

O que é o marketing de indicação?

Como vimos anteriormente, o marketing de indicação é uma ferramenta muito poderosa para quem deseja ampliar os horizontes da empresa.

Através dela, é possível aumentar o número de novos clientes, enquanto fideliza os antigos, trazendo mais lucro para você a longo prazo e de forma mais constante e duradoura.

Ademais, o marketing de indicação, também conhecido como Referral Marketing, também é capaz de aumentar diversos outros indicadores do empreendimento, fazendo com que seu futuro financeiro seja mais estável e saudável.

Contudo, antes de começar a implantar essa ideia no dia a dia de seu negócio, é importante entender mais sobre o que é e como ela funciona na prática.

O marketing de indicação é uma técnica utilizada de forma a atrair novos clientes, através da indicação de alguém.

Essas indicações podem partir de alguém da sua equipe, colaboradores, especialista de mercado ou digital influencers, mas o foco principal aqui, são os antigos clientes, que já conhecem os produtos ou serviços, e estão satisfeitos com o atendimento e com outros aspectos da experiência de compra com você.

Apesar de haver inúmeras estratégias de marketing hoje em dia, que buscam inovar a cada novo ciclo, o marketing de indicação é uma das mais antigas e eficientes, afinal, mesmo que você não volte toda sua atenção, tempo e recursos para incentivar seus clientes a indicar sua empresa, oferecendo excelência e com um atendimento especializado, é possível que esses sistema ocorra de forma fluida e natural.

No entanto, para quem busca crescer de forma mais significativa no ramo em que está inserido, investir e incentivar esse processo pode ser ainda mais vantajoso.

Exemplos de utilização do marketing de indicação

Marketing de indicação exemplos - Reprodução Canva
Marketing de indicação exemplos – Reprodução Canva

Para notar como a estratégia do marketing de indicação é realmente eficaz, basta se lembrar das primeiras vezes que você ouviu falar em algumas empresas, que hoje são extremamente conhecidas e populares entre os consumidores, não só do Brasil, mas do mundo todo.

Algumas empresas são tão conhecidas, que o marketing de indicação já ocorre de forma natural. Mas saiba que para alcançar esses patamares, foi preciso muita estratégia, investimentos e tempo, para que os consumidores conhecessem a marca e se sentissem tão satisfeitos, a ponto de indicá-la para seus parentes e amigos.

Listamos alguns exemplos de utilização do marketing de indicação,para que você veja como esse tipo de estratégia pode mudar o rumo de um negócio, e inspire-se a começar a utilizar a ideia para alavancar seu empreendimento.

Uber

Simplesmente não dá para falar sobre os exemplos de utilização do marketing de indicação, sem citar a gigante dos carros por aplicativos.

Pioneira na área, a Uber já conta com mais de 20 milhões de usuários, somente aqui, no Brasil. Mas esses números extraordinários não fazem com que a empresa deixe de incentivar os clientes a convidarem seus amigos a fazer parte da comunidade que utiliza os serviços de carona no aplicativo.

Cada cliente recebe um código ao se cadastrar, e sempre que esse código é compartilhado com um amigo, que realiza o cadastro na plataforma, tanto o indicador, quanto o indicado ganham descontos em viagens.

Com essa estratégia, a Uber se tornou uma das maiores empresas do mundo, além de ser extremamente popular.

Nubank

Assim que foi lançado, o Nubank só permitia o cadastro de pessoas que tivessem recebido um convite para abrir uma conta junto a instituição.

Hoje em dia, a abertura da conta, assim como a solicitação de um cartão de crédito se tornou mais simples, e já não é necessário ser convidado por alguém para fazer parte da comunidade.

No entanto, essa tática, adotada no início da empresa, a levou a uma popularidade gigantesca, pois quem já era lindo alcançava um certo status, o que induzia os outros a almejar ser um cliente também.

Depois de um tempo no mercado, o crescimento da Nubank foi tão significativo, que a marca se tornou o maior banco digital do mundo fora da Ásia.

Hubspot

A empresa Hubspot é a maior autoridade do planeta, quando o assunto é Inbound Marketing, e propôs uma maneira inovadora de bonificar seus clientes a cada nova indicação.

O foco da empresa são os grandes empresários e executivos da área de marketing, que estão buscando conhecimento para inovar em estratégias para sua empresa.

Para incentivar o marketing de indicação, a Hubspot disponibiliza um livro exclusivo, que foi escrito pelos fundadores da empresa, com estratégias e técnicas de marketing capazes de alavancar qualquer negócio.

Essa estratégia é um bom exemplo de como conhecer os clientes é importante para tomar decisões mais assertivas no processo de captação de novos clientes.

Com essa técnica, a Hubspot alcançou níveis mais significativos, conquistando os mais altos patamares em todo o mundo no mercado em que está inserida.

Agora que você já conhece alguns exemplos de utilização do marketing de indicação, você pode criar conta e conhecer mais. Além disso, comece a traçar estratégias para utilizar essa ideia em seu negócio e alavanque suas vendas em pouco tempo!

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