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O que é marketing boca a boca

  • admin 
O que é marketing boca a boca - Reprodução Canva

Você, que atua na gestão empresarial, seja de qualquer ramo, provavelmente já ouviu os termos marketing boca a boca, não é mesmo?

Essa ferramenta poderosa é capaz de trazer mais clientes para sua base, além de estreitar a relação com os antigos de forma mais simples e fluida.

Isso porque, os seres humanos têm uma predisposição natural a conversar e trocar experiências, e é exatamente nesse sistema que se baseia a estratégia de marketing boca a boca.

Contar suas experiências de compra se tornou algo costumeiro para consumidores de todas as idades e gêneros.

Além disso, a busca por esse tipo de feedback também aumentou bastante, e isso pode ser usado para impactar de forma positiva o número de vendas de sua empresa.

Hoje separamos mais informações a respeito desse conceito, além de algumas dicas para que você comece a utilizar essa estratégia em sua empresa na prática.

Quer saber mais? Então é só ler até o final, para ficar por dentro de todos os detalhes!

O que significa marketing boca a boca?

Entenda o que é marketing boca a boca - Reprodução Canva
Entenda o que é marketing boca a boca – Reprodução Canva

Como já vimos brevemente acima, os seres humanos possuem uma espécie de predisposição genética para trocar experiências, e com as compras não é diferente.

É comum encontrar consumidores que fazem questão de contar sobre suas experiências em determinado estabelecimento, especialmente quando o atendimento ou por produto não foram satisfatórios.

Em contrapartida, sempre que pesquisamos a respeito de uma nova compra, buscamos respaldo em opiniões de quem já comprou ou utilizou os produtos ou serviços de determinada empresa.

E é exatamente assim que funciona o marketing de boca a boca, através da troca de ideias e opiniões dos consumidores a respeito das empresas e marcas.

Ademais, ele também é conhecido como Buzz Marketing, termo em inglês, utilizado para designar as propagandas espontâneas para um negócio ou para seus produtos ou serviços.

Essas propagandas surgem, em sua grande maioria, a partir dos clientes da empresa, que divulgam com seus conhecidos sua satisfação, e assim, induzem mais pessoas a se tornarem clientes também.

Depois de implementar a estratégia e com uma boa estruturação, é possível incentivar recomendações por diferentes meios e táticas.

Além disso, ela reduz os investimentos em marketing e publicidade. Para os negócios que ainda dependem em grande parte da TV, por exemplo, essa economia pode ser ainda mais significativa.

O marketing boca a boca ainda funciona?

Sim. Apesar de muitas empresas ainda não utilizarem essa estratégia, talvez por falta de interesse ou de informação, essa é uma estratégia bastante consolidada, e que tem demonstrado resultados significativos em um curto espaço de tempo, especialmente com a recente expansão do mercado digital, onde a comunicação entre os consumidores se tornou mais ágil e constante.

Contudo, para conquistar os resultados almejados, é preciso adotar algumas medidas, para garantir que cada etapa será feita de forma adequada, como por exemplo:

  • Pesquisa: é importante entender o comportamento de seu público,além de saber o que os leva a falar bem de sua empresa para os amigos e familiares;
  • Planejamento: Saber como abordar seu público, qual discurso utilizar e trabalhar a mensagem a ser passada são etapas que precisam fazer parte de seu planejamento, antes de adotar a estratégia;
  • Prática: Entenda que esse tipo de tática precisa de mais do que só uma mensagem eficaz. Por isso, é importante praticar o discurso, além de aprender a contornar qualquer dificuldade que possa surgir no caminho;
  • Constância: O último passo para garantir o funcionamento da estratégia em sua empresa é a constância. Não desista só porque o começo parece difícil Trabalhe para que a mensagem seja gravada e passada por seus clientes de forma sistemática e eficiente.

Dessa forma, é possível garantir um funcionamento mais dinâmico, além da melhor adaptação de cada etapa a realidade, a rotina e ao dia a dia de seu negócio.

Por que utilizar o marketing boca a boca?

Agora que você já sabe como trabalhar sua estratégia para que ela realmente funcione na prática e no dia a dia de sua empresa, vejamos algumas das características que fazem do marketing boca a boca uma excelente forma de aumentar suas vendas e expandir sua marca.

Confiança por parte dos clientes

Marketing boca a boca e confiança do cliente - Reprodução Canva
Marketing boca a boca e confiança do cliente – Reprodução Canva

Já é sabido que a maioria dos consumidores considera a indicação de um conhecido como fonte de informações melhor e mais segura, ao invés de propagandas e campanhas publicitárias.

E por isso, fazem com que seus clientes espalhem bons feedbacks a respeito de sua empresa pode ser o melhor e mais eficiente jeito de trazer novos clientes a longo prazo.

Segmentação do público-alvo

Entenda o que é marketing boca a boca – Reprodução Canva

Apesar de não ser uma receita de bolo, sempre que seus clientes indicam seus produtos e serviços, a mensagem será passada um tipo específico de público

Dessa forma, depois de algum tempo, já será possível traçar um perfil de público-alvo para sua empresa, facilitando o direcionamento de campanhas e estratégias de acordo com esse perfil.

Uso estratégico do poder do mercado digital

Há algum tempo atrás, lidar com as massas era muito mais simples, por conta da falta de opções de meios de comunicação.

Contudo, com a expansão da internet, o público criou uma linha de comunicação direta, não só com as empresas, mas também com outros consumidores.

Através do marketing boca a boca é possível utilizar esse advento a seu favor, expandindo o conhecimento do público a respeito de seu negócio.

Agilidade no processo de compra

Esse tipo de estratégia é a técnica ideal para quem quer dar mais agilidade e fluidez para o processo de compra de seus clientes.

Se um cliente , que é prospectado, vê os anúncios e logo se interessa pelas soluções apresentadas, em contrapartida, um consumidor que recebe um feedback positivo de alguém que ele conhece tem as chances de se tornar um centro efetivo significativamente aumentado de forma simples e com um investimento mínimo.

Agora que você já sabe o que é, como implantar e como pode ser vantajoso o marketing boca a boca, comece já a utilizá-lo em seu negócio. Você pode também criar conta aqui e aumenar sua base de novos clientes e taxa de conversão de vendas de forma mais rápida e econômica!

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