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Estratégias para gerar mais leads B2B

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Estratégias para gerar mais leads B2B - Reprodução Canva

Usar estratégias para gerar mais leads B2B é algo de que todas as empresas dessa modalidade precisam. Afinal, os leads são uma verdadeira fonte de bons negócios, a qual um bom gestor não pode deixar secar nunca!

Desse modo, procurar formas de atrair novos clientes em potencial deve sempre ser uma prioridade em sua empresa.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma porção de dicas e informações que você precisa conhecer para conseguir gerar leads B2B para o seu negócio. Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma dica importante!

Afinal, o que são leads B2B?

Conheça as estratégias para gerar mais leads B2B - Reprodução Canva
Conheça as estratégias para gerar mais leads B2B – Reprodução Canva

Só para deixar claro antes de conhecer as estratégias para gerar mais leads B2B, vamos entender exatamente o que esse termo significa?

Leads são potenciais clientes de uma empresa, ou seja, estão mais próximos de fechar negócio do que o restante do público alvo dessa empresa.

E B2B, que é a sigla para Business to Business, é a modalidade de empresas que prestam serviços ou fornecem produtos para outras empresas.

Por exemplo, se você tem uma indústria que fabrica e vende ração canina por atacado, você presta serviços para pet shops, lojas especializadas, etc. Logo, sua empresa é B2B.

Sendo assim, leads B2B são contatos de empresas que tem potencial para se tornar seus clientes. Nesse exemplo hipotético, seu alvo na geração de leads seriam os tais pet shops, lojas especializadas,etc.

E se a sua empresa se encaixa nessa categoria, é hora de aprender como gerar mais leads B2B!

Estratégias para gerar mais leads B2B:

Gerar leads não é uma tarefa das mais fáceis. E quando essas leads são empresas, o desafio pode ser ainda maior.

No entanto, usando as técnicas certas e aplicando as estratégias para gerar mais leads B2B mais eficazes, esse desafio pode ser superado.

É sempre bom lembrar que trazer leads para sua empresa nunca deve ser negligenciado e você jamais deve comprar listas prontas com contatos de possíveis clientes.

Isso porque essa prática pode ser um verdadeiro “tiro no pé” para seu negócio por uma série de motivos, como:

  • A taxa de conversão é substancialmente menor;
  • As leads não tem nenhuma qualificação;
  • Você não tem exclusividade sobre esses contatos, o que aumenta a concorrência e diminui ainda mais a chance de conversão;
  • Você pode causar uma péssima primeira impressão, já que o cliente em potencial pode se sentir invadido por ser contatado sem permissão.

Desse modo, o ideal é que você use essas estratégias para gerar mais leads B2B ao invés de tentar pegar um atalho para consegui-los.

Tenha um ICP bem definido:

Definir um perfil de cliente ideal é primordial para qualquer negócio. E para gerar mais leads B2B não é diferente.

Assim sendo, você precisa saber exatamente quem quer como cliente para poder concentrar seus esforços em atrair esse tipo de freguesia para sua empresa.

E a questão vai além de um mero querer, mas seu cliente ideal deve ser aquele que possui as dores para as quais você tem as soluções.

Quando se fala em atrair empresas como leads, você deve pesar uma questão de fatores na hora de traçar seu ICP, como por exemplo:

  • Porte;
  • Segmento;
  • Faturamento;
  • Localização geográfica, dentre outros critérios.

Isso porque, se você não souber exatamente quem tem potencial verdadeiro para se tornar seu lead e ser convertido como cliente, pode desperdiçar recursos com empresas que jamais farão negócios com você.

Procure empresas que se encaixem nesse perfil:

Depois de traçar um perfil ideal bem definido, o próximo passo nas estratégias para gerar mais leads B2B é refinar a sua busca, focando seus esforços em empresas que se encaixem nele.

Um meio fácil de se fazer isso é usando o Linkedin. Nessa rede, voltada para os negócios, você consegue pesquisar sobre várias características das empresas.

E, caso você queira fazer isso de maneira mais abrangente, em massa, existem várias ferramentas digitais para fazer pesquisas e compilar dados, usando Data Science.

Identifique quem tem poder de decisão:

Uma diferença nas estratégias para gerar mais leads B2B é que, ao contrário de um cliente pessoa física, no caso de uma empresa, são vários departamentos e pessoas envolvidas.

Desse modo, você deve identificar quem dentro dessa empresa tem o poder de decidir sobre a compra ou contratação.

Por exemplo, se você tem um negócio que faz implantação de automação comercial, precisa buscar o contato do chefe de TI da empresa em questão.

Afinal, mesmo que você consiga o contato de um caixa, por exemplo, ainda que ele leia seus emails marketing, assine sua newsletter, etc, dificilmente esse lead se converterá em uma venda para você.

De novo, você pode fazer buscas sobre os tomadores de decisão das empresas no Linkedin. Isso porque a maioria das pessoas que tem perfil lá, colocam o nome da empresa onde trabalham e o cargo que ocupam nela.

Não deixe de nutrir seus leads:

Gerar mais leads B2B - Reprodução Canva
Gerar mais leads B2B – Reprodução Canva

Você nunca deve deixar de nutrir seus leads para que eles se lembrem com frequência de você.

E isso serve para qualquer estágio da geração de leads, seja a atração, captação, qualificação, etc.

Por isso, não deixe de fornecer conteúdo relevante e fazer contato com seus leads. E você pode fazer isso de várias formas, como:

  • Usar o inbound marketing e veicular grandes volumes de conteúdo que atraiam a atenção de possíveis leads e clientes;
  • Utilizando o marketing de conteúdo, oferecer respostas assertivas e relevantes para quem esteja na segunda etapa do funil de vendas;
  • Não deixar de fornecer meios de contato para as leads que estiverem mais próximas de tomar a decisão de compra, como newsletter, popups com botões de comunicação, etc;
  • Investir em follow up, com emails marketing, ligações e mensagens personalizadas, etc.Com isso, você consegue recuperar antigos leads e fazer novos negócios com antigos clientes.

O bom desse tipo de nutrição de leads é que existem várias ferramentas de automação que você pode usar.

Desse modo, você economiza recursos orgânicos e pode usá-los em áreas mais relevantes.

É sempre bom lembrar que ninguém faz sucesso sozinho. Você pode criar conta em nosso site e saber mais agora mesmo. Portanto, não deixe de buscar ajuda especializada que possa ajudar a sua empresa a usar essas estratégias para gerar mais leads B2B!

 

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