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Como aumentar a taxa de conversão de suas vendas

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Como aumentar a taxa de conversão de suas vendas - Reprodução Canva

Saber como aumentar a taxa de conversão de suas vendas é imprescindível para quem deseja se consolidar no mercado.

A taxa de conversão de vendas é uma métrica utilizada para calcular o número de vendas, a partir de visitas à sua loja, seja ela física ou virtual.

Contudo, o comportamento dos consumidores tem mudado bastante ao longo do tempo, e isso faz com que os gestores precisem se adaptar e oferecer etapas que condizem com as exigências e necessidades do público em seu processo comercial.

Essa mudança de comportamento também afetou a forma como as estratégias foram adotadas, já que as velhas técnicas de conversão já não trazem mais o resultado esperado.

Por conta disso, se inteirar sobre as novidades, fazer uso da tecnologia e buscar formas já testadas e aprovadas para buscar esse aumento se tornou uma prioridade para os gestores de segmentos variados.

Pensando nisso, separamos algumas informações e dicas, que podem ser de grande valia para você, que tem um negócio, e quer aumentar a taxa de conversão de suas vendas.

Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler até o final, para não perder nenhum detalhe importante!

O que é taxa de conversão de suas vendas?

Veja Como aumentar a taxa de conversão - Reprodução Canva
Veja Como aumentar a taxa de conversão – Reprodução Canva

De maneira geral, a taxa de conversão de suas vendas é uma métrica, que diz respeito ao resultado da divisão entre o número de visitas de sua loja e a quantidade de compras fechadas.

Mas antes de compreender essa métrica, é necessário entender o que é conversão. Afinal, a depender do segmento de seu negócio, isso pode variar um pouco.

No caso de empresas que oferecem serviços, como lavanderias e oficinas em geral, a conversão se dá a partir do momento que o consumidor decide se cadastrar e experimentar o serviço.

Já quando tratamos de um e-commerce, que oferece produtos, essa conversão acontece quando o visitante do site ou loja online passa por todas as etapas do funil de vendas, e concretiza uma compra.

Contudo, independente do segmento, o objetivo da conversão é aumentar os lucros, pois a taxa serve de termômetro, que mede a saúde comercial de seu empreendimento.

Ou seja, é por meio da análise dessa métrica, que você tem ciência se seu trabalho e estratégias adotadas estão realmente sendo positivas, e trazendo os resultados esperados.

Uma dúvida bastante comum para os gestores, é descobrir a taxa de conversão de um e-commerce.

Contudo, apesar de parecer complicado e sinuoso, esse cálculo é bastante simples, e se baseia na quantidade total de visitas e de vendas efetivas em sua loja, em um determinado período.

Para obter dados mais concretos, é extremamente importante fazer o acompanhamento frequente, que pode ser semanal ou mensalmente.

Dessa forma, você poderá detectar falhas e solucioná-las de forma fluida, além de determinar os pontos mais fortes do processo e potencializá-los, para que tragam ainda mais lucros.

Dicas de como aumentar a taxa de conversão de suas vendas

Agora que você já sabe o que é a taxa de conversão de suas vendas, além da importância de acompanhá-la de perto, vejamos como aumentá-la, para expandir sua base de novos clientes, além de reduzir seus custos de aquisição e conversão.

Esse tipo de resultado só vem depois de uma análise aprofundada da situação atual de seu negócio, para que todos os pontos fracos sejam corrigidos, e os pontos fortes sejam evidenciados.

Como já falamos anteriormente, o comportamento dos clientes têm mudado muito nos últimos anos, e acompanhar e se adaptar a essas mudanças é de primordial importância, para conquistar seu espaço no mercado.

Ademais, a concorrência nunca esteve tão acirrada, e por isso, é importante buscar diferenciais para que o cliente se identifique com o projeto, e decida se relacionar com sua empresa.

Separamos a seguir, 10 dicas que podem ser de grande valia para você. Acompanhe cada uma delas, e veja quais as possibilidades para começar a implementar imediatamente em seu negócio, para vê-lo crescer e prosperar em seu segmento.

Tenha um perfil de público ideal

Como aumentar a taxa de conversão com público certo - Reprodução Canva
Como aumentar a taxa de conversão com público certo – Reprodução Canva

Essa é uma etapa muito importante para quem deseja criar uma campanha, ou um discurso de vendas realmente convincente, e que induza o público a conhecer sua marca.

Essa técnica te ajuda a ter mais confiança na hora de oferecer seus serviços ou produtos, e consequentemente aumenta a taxa de conversão de suas vendas.

É importante ter em mente que oferecer tudo para qualquer tipo de público não traz resultados efetivos, pois nesse caso, a maioria dos clientes não tem dores e necessidades para as quais sua empresa criou soluções.

Para isso, o primeiro passo é analisar sua empresa, bem como as soluções que ela oferece, para só então buscar o público que possui necessidades que serão sanadas com esses produtos.

Caso enfrente dificuldades em construir essa relação, o ideal é criar personas, que nada mais são do que perfis criados por você, com características para comprar de sua loja.

Descubra o que seu lead precisa

Como vimos anteriormente, é necessário saber as necessidades do público que faz parte de seu nicho.

Dessa forma, você entenderá melhor suas dores, e poderá criar um discurso que realmente os induza a conhecer sua marca. Afinal, de nada adianta oferecer excelência se você não conseguir convencer ninguém a comprar.

Além disso, antes mesmo de iniciar a jornada de compra, o consumidor já faz ideia do que precisa para resolver determinado problema. O que é preciso entender aqui, é que você precisa saber falar o que ele quer ouvir, para convencê-lo a fechar a compra.

E essa técnica não trata de mentir ou enganar o cliente, mas sim exaltar as melhores características de seu produto, para que ele enxergue como pode ser bom adquiri-lo.

Prospectar clientes é muito importante

Como aumentar a taxa de conversão e prospectar clientes - Reprodução Canva
Como aumentar a taxa de conversão e prospectar clientes – Reprodução Canva

Ter um perfil ideal de público ideal e entender o público que deseja comprar com você é muito importante, e compõe quase metade do caminho para aumentar a taxa de conversão de vendas.

Mas também é importante nunca se acomodar, esperando que os clientes venham até você por livre e espontânea vontade.

Por isso, mesmo que as técnicas adotadas estejam surtindo um bom efeito, nunca deixe de trabalhar a prospecção de clientes.

Conversar diretamente com o público e buscar novas vendas é um ótimo meio de fazer isso,pois nesse processo, você entenderá melhor o que é preciso fazer, onde pode melhorar e quais mudanças serão necessárias para agilizar seu processo comercial.

Esteja sempre preparado para qualquer situação

Outro ponto de extrema importância no processo de como aumentar a taxa de conversão de suas vendas, é se preparar da melhor forma possível, antes de entrar em contato com seu público.

Nessa preparação, procure saber os motivos que o fizeram se interessar por seus produtos e serviços.

Além disso,é importante reunir argumentos necessários para ter uma conversa direta e produtiva com o lead.

E lembre-se, mesmo que não feche a venda logo de primeira, esteja sempre pronto para uma segunda tentativa, afinal, essa é a chave para o aumento da taxa de conversão de sua empresa a longo prazo.

Organize o tempo de sua equipe

Essa é uma dica que, apesar de parecer simples, faz toda a diferença para o dia a dia de sua empresa.

E isso vai muito além de organizar a agenda e os compromissos da equipe, mas deve abranger toda a jornada de serviço, para que o fluxo de trabalho seja mantido sob qualquer circunstância.

Um processo comercial pode envolver ligações e contatos com o cliente, na busca de convencê-lo a comprar, e caso essa tarefa não seja bem programada, o cliente pode se sentir incomodado, o que traz o efeito justamente contrário ao que você está buscando.

Por isso, delegue funções distintas para cada vendedor ou colaborador, para que tudo seja feito de forma adequada, e o cliente tenha a experiência de compra satisfatória e agradável.

Aposte no follow-up

Essa é uma prática importante, para manter a memória do lead sempre viva sobre sua empresa.

Caso veja interesse de um cliente por um produto ou serviço, agilize o atendimento, organize reuniões e outras técnicas, para que ele se sinta tentado a passar por todas as etapas do funil de vendas.

Faça com que ele entenda sua preocupação com a satisfação dele, e como sua empresa está se empenhando para que o problema que ele apresenta seja resolvido, e  que sua prioridade não é apenas fazer uma venda, mas estabelecer uma relação mais estreita entre vocês, o que aumenta as chances de conversão.

Busque diferenciais para seu produto

Chamar a atenção do público é sempre um desafio, visto a grande concorrência do mercado atualmente.

Contudo, ao detectar uma característica importante de seu produto, você poderá traçar estratégias para evidenciá-la, tornando sua empresa mais interessante que as demais. Um ponto chave para aumentar a  taxa de conversão de suas vendas é mostrar para os clientes como seu produto ou serviço fará a diferença na vida deles.

Esse tipo de estratégia também pode ser importante no processo de prospecção de novos clientes, pois assim seu produto terá um diferencial, destacando-o dos demais.

Esteja sempre bem informado

Manter a mente aberta e procurar acompanhar as evoluções do mercado é fundamental não só para aumentar a taxa de conversão de suas vendas como também em qualquer área dentro do seu negócio.

Afinal de contas, se você não procurar estar sempre informado sobre as tendências e variações do mercado, mudanças de comportamento dos consumidores, novas tecnologias, etc, pode acabar ficando para trás de uma eventual concorrência que faça isso.

Portanto, não deixe de se atualizar, leia jornais, participe de conferências, fóruns online, enfim, explore todas as alternativas relacionadas ao seu nicho de atuação.

Dessa forma, quando você entrar em contato com seu público, estará completamente preparado para atendê-lo da melhor forma possível.

Busque forma de reter os clientes

O melhor cliente é aquele que se fideliza à sua marca e que sempre volta para comprar de você. Sendo assim, trabalhar para que os consumidores que já fecharam negócio com você voltem sempre deve ser uma prioridade em sua empresa.

Isso porque, quando um cliente já conhece a sua marca, é muito maior a chance de que ele tome a decisão de compra quando visitar seu e-commerce ou loja física.

Por isso, trabalhe para retê-lo, busque formas de agradar, faça campanhas do tipo “compre pela segunda vez e ganhe x descontos”, por exemplo e busque oferecer o melhor produto, o melhor atendimento, a melhor entrega, enfim o melhor serviço que você puder quando seu cliente chegar para conhecer a sua empresa.

Com isso, você faz crescer exponencialmente as chances de aumentar a taxa de conversão de suas vendas.

De atenção aos feedbacks

Como vimos, cliente bom é cliente recorrente! E para que esse público volte, ele precisa estar o mais satisfeito possível.

Portanto, não deixe de acompanhar seu cliente no pós compra, dê atenção às avaliações e eventuais reclamações que seus clientes possam fazer e procure sanar da melhor maneira possível os problemas que porventura possam ser apresentados por eles.

Até porque, vários estudos apontam que os consumidores levam em consideração a opinião postada por quem já comprou da marca na hora de tomar a decisão de compra ao visitar um e-commerce ou ambiente digital.

Aposte no marketing digital

Hoje em dia, com o avanço da internet e com a migração em massa dos consumidores para os ambientes digitais de compras, tornou-se praticamente impossível para uma empresa sobreviver sem o marketing digital.

Assim sendo, você precisa estar na web para levar sua marca até os clientes e se fazer conhecer por eles.

Afinal, pesquisas mostram que mais de 93% dos consumidores pesquisam sobre um produto na rede antes de efetivar uma compra ou contratação.

Então, para aumentar a taxa de conversão de suas vendas, sua marca precisa estar em evidência, ser conhecida pelos clientes e leads. Assim, quando o cliente estiver na etapa final da sua experiência de compras, ele vai querer comprar de você, pois já terá formado um vínculo com a sua empresa.

Quanto mais você se fizer presente na internet, mais o cliente irá conhecer sua marca. E quanto mais ele conhecer a sua marca, maior será a chance de você efetivar a venda.

Portanto, produza e poste conteúdos relevantes e em grande quantidade, estrategicamente pensados para as diferentes etapas do funil de vendas.

E se você não tem um departamento de marketing digital, está mais do que na hora de contratar uma empresa competente para cuidar disso. Para saber ainda mais, leia nosso guia MGM.

Agora que você já sabe tudo sobre como aumentar a taxa de conversão de suas vendas, não perca mais tempo e nem dinheiro! Coloque essas dicas em prática e boas vendas!

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