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Os indicadores de sucesso do marketing de indicação

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O marketing de indicação quando bem explorado gera excelentes resultados para o seu negócio, aumentando as vendas e colaborando para o fortalecimento do ví­nculo com seus clientes.

Essa indicação pode acontecer de várias maneiras, desde um cliente satisfeito com seu atendimento e produto, até pessoas que nunca compraram nada de você, mas, que possuem vantagens ao indicar.

Se ainda não explorou essa estratégia do seu negócio, esse pode ser o momento certo.

Não deixe para depois, leia este artigo onde explico tudo sobre o que é o marketing de indicação, e inicie hoje essa estratégia que vai alavancar suas vendas.

Neste artigo vou te apresentar Os indicadores de sucesso do marketing de indicação.

Dessa maneira você poderá mensurar seus resultados, tendo a certeza que está no caminho certo ou será o momento de rever sua estratégia.

Sendo importante compreender que existem indicadores essenciais para alguns negócios em especí­fico, não sendo regra para todos.

Um exemplo são os call center, que possuem como indicadores o tempo investido em uma ligação.

Existem, porém, alguns indicadores que são a base de mediação dos resultados de praticamente todos os negócios, e são esses indicadores que iremos abordar agora.

Os principais indicadores de sucesso do marketing de indicações são;

1. Número de vendas

Sendo esse o primeiro indicador, por ser o mais expressivo.

Se tudo estiver indo bem, o resultado de muitas indicações é o aumento das vendas.

O aumento das vendas pode ser resultado de vários fatores, como um valor competitivo, uma qualidade de produto superior, campanhas de marketing bem elaboradas, entre outras ações.

Sendo necessário realizar o controle do número de clientes que estão vindo através de indicações, um sistema pode lhe ajudar nisso, pois, muitas vezes o número pode fugir do controle de uma simples planilha no Excel.

Conheça o sistema da Beeviral, que faz todo o trabalho duro, enquanto você mantém o foco em desenvolver as estratégias mais assertivas para o seu negócio, aumentando ainda mais suas vendas.

2. Redução de custos

As indicações ganham tanta forças quando aplicada corretamente, que reduz os custos em outras ações de maneira considerável.

Isso acontece, porque as indicações acontecem de maneira natural, através do boca a boca, marketing que nunca parou de existir.

Seu negócio começa a ficar popular na boca das pessoas e essa relevância faz com que seu espaço aumente no mercado, conseguindo uma fatia maior nos lucros.

De acordo com Harvard Business Review, 18% dos clientes possuem mais chances de manter negócios com a marca indicada, do que com outras marcas.

Ou seja, o marketing de indicação consegue gerar resultados satisfatários, que além de aumentar a lucratividade da sua empresa, diminui os curtos com aquisição de novos clientes.

3. Clientes satisfeitos

Você deve acompanhar com um olhar atento a satisfação dos seus clientes.

Podendo para isso aplicar pesquisas de satisfação, ou mesmo fazer uma ligações para saber como seu cliente se sente em relação ao seu produto ou serviço.

Se está satisfeito e que pontos indica melhorias.

Além de elevar o ní­vel de confiança do seu cliente com sua marca, também vai garantir negócios fechados com esse cliente por longas datas.

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do marketing, afirma que uma instituição pode perder até 80% dos seus clientes muito insatisfeitos; 40% dos insatisfeitos; 20% dos indiferentes; e talvez 10% dos satisfeitos, mas, quanto aos clientes muito satisfeitos, apenas 2%.

Esses clientes devem ser valorizados e tratados da melhor maneira possível, pois, clientes satisfeitos geram indicações de clientes que já chegam com uma boa primeira impressão do seu negócio.

Acompanhar o ní­vel de satisfação dos seus clientes quanto ao seu negócio, vai te permitir saber quais pontos melhorar, prevenindo crises.

4. calcule a margem do seu lucro

Se trata do somar o valor total de entradas e subtrair os gastos, o resultado é a sua margem de lucro, claro que se trata apenas de uma explicação simplificada de todo um processo.

Contudo, é basicamente isso que acontece, as empresas buscam ter os menores custos possí­veis, enquanto perseguem os melhores resultados em vendas, obtendo lucros mais significativos para seus negócios.

A margem de lucro é algo especí­fica de cada negócio, variando conforme tamanho da empresa, segmento, entre outros fatores.

Contudo, de maneira geral a regra é a seguinte;

  • 5% de lucro representa uma margem de lucro baixa
  • 10% de lucro representa uma margem de lucro média.
  • 20% de lucro representa uma margem de lucro alta.

È importante está atendo ao tipo de brinde que você está oferecendo em troca da indicação, para não ter prejuízos.

Busque sempre por algo que gere benefício para ambos os lados, aumentando dessa maneira seu lucro.

Crie seu programa de indicação

Crie um programa de indicações para o seu negócio, aumentando a lucratividade e diminuindo os custos.

È mais simples do que você imagina.

O primeiro passo é cadastrar o produto que deseja dar como brinde por cada indicação, pode ser um desconto, um serviço gratuito, um livro, enfim, existem inúmeras possibilidades.

Quanto mais você conhecer seu público mais fácil será de escolher esse presente, que vai demostrar sua gratidão pela indicação recebida.

Você terá três fontes de indicação, a primeira são seus clientes satisfeitos, que indicam naturalmente, a segunda são pessoas que nunca compraram de você mas possuem identificação com sua marca.

A terceira fonte são de pessoas que vão indicar sua empresa por interesse no que vão receber em troca.

E você deve saber trabalhar com todas essas fontes de indicação, fidelizando e incentivando sempre, para que as indicações continuem sendo realizadas, assim como os novos clientes permaneçam e se tornem novas fontes de indicação.

Conclusão

È importante está atento aos resultados alcançados através de suas ações, conhecendo quais indicadores são importantes para acompanhar em seu negócio.

Os indicadores de sucesso do marketing de indicação são essenciais para esse acompanhamento.

Agora você já possui o conhecimento necessário para alcançar suas metas através da estratégia do marketing de indicação. .

Decida hoje mesmo dar iní­cio as suas ações de marketing de indicação clicando Aqui.

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