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O que é marketing de influenciadores

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Marketing de influenciadores - Reprodução Canva

Com o avanço da internet, e a presença constante das mídias sociais na vida dos consumidores, entender melhor o marketing de influenciadores se tornou uma necessidade dos gestores de diversos segmentos do mercado.

Essa estratégia pode ser muito benéfica, não só para a expansão da marca, mas também para o aumento da taxa de conversão de leads para sua empresa, em um curto espaço de tempo.

Além disso, diversas empresas já se valem desse tipo de técnica, o que comprova sua eficácia de forma prática.

Separamos mais informações a respeito do marketing de influenciadores, além de algumas dicas para você começar a usar essa estratégia no seu negócio.

Quer saber tudo sobre isso? Então não deixe de ler até o final, e aprenda mais sobre essa ferramenta poderosa do marketing!

Marketing de influenciadores: saiba mais

Muito tem se ouvido falar sobre o engajamento nas redes sociais, e isso não serve só para trazer fama e sucesso, mas também pode contribuir para o crescimento econômico das empresas.

Com o marketing de influenciadores, é possível criar uma colaboração entre as pessoas e negócios, que possuem influência no mundo digital.

Os influenciadores digitais estão em constante ascensão, o que levou as empresas a querer colaborar com eles, de forma a se beneficiar com a influência que eles têm com seus seguidores nas redes sociais.

Com a publicidade convencional se tornando cada vez menos eficiente, graças às mudanças constantes no comportamento dos consumidores, o marketing de influenciadores se tornou a versão digital das campanhas de publicidade fora da internet.

Além disso, a estratégia é baseada na necessidade dos seres humanos de compra considerando a opinião dos outros, sempre levando em conta as recomendações de pessoas que gostam, aumentando ainda mais as chances de eficácia, quando aplicada de forma adequada.

Além das vantagens se tratando de lucratividade, o marketing de influenciadores pode ser usado para criar uma maior comunicação entre a empresa e novos públicos para aumentar o alcance da marca e o tráfego do site, por exemplo.

A estratégia envolve focar em pessoas adequadas, que condizem com o perfil da empresa, e incentivá-las a falar sobre você para seus seguidores, fazendo com que eles conheçam seus produtos e serviços, e desejem se tornar clientes.

Como criar uma estratégia de marketing de influenciadores?

O que é marketing de influenciadores - Reprodução Canva
O que é marketing de influenciadores – Reprodução Canva

Agora que você já sabe o que é o marketing de influenciadores, vejamos como implementar uma estratégia bem estruturada, para que sua empresa cresça de forma rápida.

Com uma boa estruturação, é possível alcançar um maior número de pessoas, além de segmentar seu público e aumentar a geração de leads.

Mas lembre-se, esses resultados não vêm de forma milagrosa. É preciso esforço e disciplina para chegar ao sucesso esperado.

Veja a seguir, alguns passos importantes para obter sucesso nessa empreitada!

Tenha metas definidas para sua campanha

Esse é o primeiro passo para ter sucesso, não só na estratégia de marketing de influenciadores, mas em qualquer outra que você venha a implementar na sua empresa.

Por isso, certifique que suas metas são específicas, mensuráveis e atingíveis, além de ter em mente exatamente o que você espera ganhar com a colaboração com influenciadores.

Você pode focar e aumentar o alcance de determinados produtos, ou aumentar o tráfego de seu site ou loja. Seja o que for, isso precisa ser definido logo no início da colaboração.

Lembre-se, que cada nicho possui metas específicas, que funcionam melhor em sua realidade, mas ao serem determinadas logo de cara, as chances de sucesso são significativamente maiores.

Defina um público-alvo

Outra dica extremamente importante para o sucesso de sua campanha de marketing de influenciadores, é o tipo de público que você atinge.

Cada campanha tem um público certo, e só funciona se esse público for atingido, e por isso, definir esse perfil ideal é tão importante.

De nada adianta você usar a influência de alguém da moda, para divulgar produtos de limpeza, por exemplo. Isso porque, o público desse influenciador é mais focado na moda, e não vai se interessar por seus produtos.

Entendeu como público-alvo é importante? Então faça pesquisas do comportamento de seus clientes,e  trace um perfil ideal para sua campanha, para evitar desperdício de tempo e recursos.

Defina o brief e a mensagem de sua campanha

Tão importante quanto ter metas e um público-alvo, definir a mensagem que sua campanha irá passar pode significar o sucesso ou o fracasso da estratégia.

Antes de definir esse aspecto, pense no que você deseja avançar com a colaboração, pois isso influencia diretamente na mensagem que deve ser passada.

Ademais, a mensagem deve ser alinhada às metas da campanha, e por isso, o ideal é criar um brief que comunique claramente o que você espera do influenciador, para aumentar as chances de engajamento por parte dos seguidores.

Tenha um orçamento definido

É importante ter em mente que os influenciadores, desde os maiores, até os micro-influenciadores, esperam receber uma compensação pela colaboração com sua marca.

E por isso, definir um orçamento realista, que condiga com suas capacidades é extremamente importante.

Dessa forma, se você espera trabalhar com influenciadores com um engajamento mais alto, é importante ter capital para arcar com as despesas, além de produtos e serviços, para dar de presente.

Para acertar no investimento, calcule a diferença entre os gastos com cachê e outros presentes, e o lucro que isso pode trazer para você.

Além disso, seu orçamento deve cobrir todos os custos da colaboração, sem afetar outros aspectos de seu negócio.

Acompanhe sua campanha de perto

Nossa última dica para desenvolver uma campanha de marketing de influenciadores de sucesso,é estar sempre por dentro do andamento e dos resultados.

Seja por meio de relatórios, seja diretamente nas redes sociais, saber tudo o que está acontecendo é muito importante para garantir que seu investimento trará os resultados desejados.

Além disso, também é possível encontrar ferramentas de monitoramento, que te ajudam a mensurar o alcance e o sucesso de cada campanha. Ainda, você pode criar conta aqui para entender mais.

Depois de conhecer o marketing de influenciadores, coloque essas dicas em prática, e aumente o engajamento de seu negócio de forma simples e eficaz!

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