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Estratégias de Marketing de Indicação para sua empresa

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Estratégias de Marketing de Indicação - Reprodução Canva

Usar estratégias de Marketing de Indicação é essencial para qualquer gestor de empresas. Afinal de contas, com um mercado cada vez mais competitivo, quem usa as armas certas para crescer sai na frente!

E em se tratando de crescimento e aumento da clientela, o Marketing de Indicação, também chamado de Member Get Member, é uma das armas mais poderosas.

Isso porque essa é uma estratégia com resultados de curto e longo prazo e que causa uma verdadeira cadeia de coisas positivas para a sua empresa.

Aliás, se você quiser saber tudo sobre esse assunto e como utilizar o MGM em sua empresa de maneira eficiente e facilitada, é só continuar lendo, pois vamos te contar tudo e ainda te dar umas dicas infalíveis. Acompanhe e confira!

O que é Marketing de Indicação?

O Marketing de Indicação é uma estratégia usada por empresas de todos os segmentos há muito tempo para aumentar a rede de clientes e o alcance da marca.

Na prática, podemos afirmar que esse é um nome bonito e comercial para o popular boca-a-boca, que é tão antigo quanto o próprio empreendedorismo!

Afinal, usando essa estratégia, você incentiva o seu cliente a indicar sua empresa para pessoas de seu círculo de convivência para que essas pessoas venham a se tornar seus clientes também.

E, em troca dessa indicação, você oferece algum tipo de recompensa para ele. Essa recompensa pode vir de diferentes formas, como:

  • Descontos;
  • Pacotes promocionais;
  • Acesso a eventos exclusivos;
  • Brindes, etc.

Desse modo, usar estratégias de Marketing de Indicação é algo muito vantajoso, pois, além de trazer mais oportunidades de negócios para você, ainda estreita o relacionamento com seu cliente habitual e aumenta o alcance e reconhecimento da sua marca.

Estratégias de Marketing de Indicação:

Para alcançar os resultados que você espera com o Member Get Member, é preciso aplicá-lo da maneira correta e seguir um plano de ação bem pensado.

Afinal, por mais que sempre haja a possibilidade do seu freguês gostar tanto dos seus serviços que acabe indicando-o para outras pessoas, para que isso faça uma diferença expressiva, é preciso dar uma “mãozinha” para o acaso.

E isso nos leva aos tópicos seguintes, onde vamos te mostrar o que você pode fazer para usar estratégias de Marketing de Indicação e alcançar bons resultados com ele.

Aposte no Marketing Digital:

Mesmo que sua empresa seja um negócio físico, usar a internet para divulgá-la tem se tornado uma necessidade cada vez mais indispensável.

Isso porque, com o cenário de quarentena pelo qual passamos nos últimos anos, as pessoas migraram em peso para a rede. Tanto que hoje em dia é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha pelo menos uma rede social, ou que não utilize o Google para pesquisar sobre produtos ou serviços.

Uma prova disso são os estudos que apontam que mais de 93% dos consumidores fazem pesquisas em mecanismos de busca antes de fazer uma compra ou contratação.

Então, é extremamente importante que você esteja presente na internet para ser encontrado quando essa gigantesca massa de possíveis clientes buscar pelo seu nicho.

Portanto, faça postagens regulares nas redes sociais, use sites, blogs e todo tipo de veículo digital para divulgar sua marca com conteúdos relevantes e que atraiam consumidores em todas as etapas do funil de vendas.

Afinal, quanto mais conhecido você for, maiores as chances do seu cliente se fidelizar à sua empresa e de indicá-la para parentes e amigos, e, também, maiores as chances dessas pessoas aceitarem a indicação.

Conheça a sua persona:

Conhecer o seu cliente ideal é um método infalível de acertar em cheio na hora de aplicar estratégias de Marketing de Indicação.

Isso porque, sabendo o que seu cliente espera, fica mais fácil oferecer o que ele quer e, desse modo, fazê-lo se tornar um “embaixador” da sua marca. Sem contar que, ao saber exatamente quem é sua persona, você também consegue atrair as pessoas certas para aceitarem a indicação.

Então, invista em estudos de mercado, pesquisas e levante o maior número de dados possível para saber quem é o seu cliente ideal e o que você precisa fazer para atraí-lo para sua empresa.

Ofereça recompensas relevantes para quem indica:

Oferecer benefícios faz parte das Estratégias de Marketing de Indicação - Reprodução Canva
Oferecer benefícios faz parte das Estratégias de Marketing de Indicação – Reprodução Canva

Outro ponto importante no que se refere a aplicar estratégias de Marketing de Indicação são as recompensas oferecidas para quem indica.

Afinal, ninguém vai se esforçar para trazer um cliente para sua empresa para ganhar um chaveirinho como prêmio, não é mesmo?

Sendo assim, use a dica anterior e estude qual seria uma recompensa atraente para seu cliente, e que seja financeiramente viável para você.

Desse modo, você alcança bons resultados e seu freguês ainda sai satisfeito!

Divulgue bastante sua campanha:

Depois de estabelecer qual será a abordagem a ser usada para aplicar as estratégias de Marketing de Indicação, faça uma larga divulgação dessa campanha.

Como vimos, a internet é um dos caminhos mais certeiros e simples de serem usados para chegar à sua clientela. Então, divulgue nas redes sociais, invista em posts, banners e outros conteúdos chamativos, faça campanhas de compartilhamento em massa, enfim, propague muito essa empreitada!

Assim, quanto mais gente souber e compartilhar sua promoção, maiores e melhores serão os resultados.

Use métricas para avaliar os resultados:

Usar métricas faz parte das Oferecer benefícios faz parte das Estratégias de Marketing de Indicação - Reprodução Canva
Usar métricas faz parte das Oferecer benefícios faz parte das Estratégias de Marketing de Indicação – Reprodução Canva

Tão importante quanto aplicar as estratégias de Marketing de Indicação corretamente é documentar tudo e usar métricas para analisar os resultados depois.

Isso porque, dessa forma, você consegue identificar quais foram os pontos positivos da promoção, onde você precisa melhorar e até mesmo o que você precisa deixar de lado.

Sem contar que, usando métricas, você tem a exata noção do quanto a campanha de MGM rendeu de clientes em potencial, quanto você investiu, etc.

Então, seja organizado e acompanhe de perto o antes, o durante e o depois da promoção para que, no futuro, você tenha embasamento e possa usar o Member Get Member de forma mais assertiva e sem perda de tempo e de recursos.

Agora que você já sabe como usar estratégias de Marketing de Indicação, não perca tempo e nem dinheiro! Você pode criar conta agora e começar a aprender mais. Comece hoje mesmo a trabalhar para alavancar seus negócios!

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