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Como utilizar o marketing de indicação na sua empresa

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Como utilizar o marketing de indicação na sua empresa - Reprodução Canva

Você, que é gestor de uma empresa, seja de qualquer segmento, já deve ter ouvido falar em marketing de indicação, não é mesmo? Mas saber como utilizar o marketing de indicação na sua empresa é sempre um desafio, enfrentado por muitos gestores.

Os leads, que chegam através de indicações são sempre muito bem-vindos, pois já costumam chegar com uma maior inclinação a fechar negócio, além de já ter um conhecimento inicial a respeito de seu negócio e de sua marca.

Contudo, grande parte das empresas não trabalha com essa estratégia, por conta de não saber por onde começar sua implementação.

Além disso, para colher os frutos da tática, é necessário um cuidado e manutenção recorrente com cada etapa, o que também pode se tornar um obstáculo para os gestores menos experientes na área.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como utilizar a estratégia de marketing de indicação na sua empresa, para ajudar você  a alavancar suas vendas com esse tipo de técnica.

Quer saber mais? Então não deixe de ler até a última linha, e fique por dentro de tudo!

O que é marketing de indicação

Antes de saber como utilizar o marketing de indicação na sua empresa, para alavancar suas vendas, é importante entender exatamente o que é e como essa estratégia funciona.

O marketing de indicação, ou Referral Marketing é uma estruturação, feita na empresa para trazer mais clientes, colaboradores ou parceiros de negócio, além de outros promotores da marca, através de um verdadeiro canal de aquisição.

Essa estratégia coloca em prática algumas ações e técnicas, que estimulam seus clientes mais antigos, ou mesmo membros de sua equipe a recomendar seus produtos ou serviços para conhecidos, amigos ou familiares.

Assim, o sistema de indicações deixa de ser apenas uma fonte de entrada de novos leads no funil de vendas da empresa, para se tornar um canal eficiente, capaz de trazer mais clientes, e um fluxo maior e mais recorrente.

Como o marketing de indicação funciona na prática?

Saiba Como utilizar o marketing de indicação na sua empresa - Reprodução Canva
Saiba Como utilizar o marketing de indicação na sua empresa – Reprodução Canva

Para compreender melhor a estratégia, basta observar algumas multinacionais, como a Uber e Netflix, por exemplo, que se valem do marketing de indicação para aumentar sua base de novos clientes, e com isso, alcançaram patamares incríveis a nível global em suas áreas.

Essas empresas se valeram, especialmente no início de sua empreitada em novos países, de incentivos e bonificações para quem trouxer alguém para se tornar cliente, que poderiam ser descontos ou créditos para próximas viagens, no caso da Uber.

Contudo, um dos maiores cases de sucesso do marketing de indicação, sem dúvidas é o Dropbox. A ferramenta de armazenamento na nuvem aumentou em mais de 4 milhões o número de usuários em apenas dois anos, e essa crescente se deu apenas com a implementação e investimento na estratégia, com marcas de até 60% de crescimento em um só mês.

A estratégia da Dropbox se baseava na disponibilização de mais espaço de armazenamento na conta de quem indicava um novo usuário para a plataforma, o que se mostrou incrivelmente atrativo para quem utilizava a ferramenta.

E é exatamente assim que a estratégia de marketing de indicação deve ser colocada em prática, primeiramente conhecendo seus consumidores, para oferecer algo que o interesse de verdade, o zunindo a convidar um maior número de pessoas.

Como utilizar o marketing de indicação na sua empresa

Agora que você já sabe o que é e como a estratégia funciona na prática, vejamos alguns passos para utilizar o marketing de indicação na sua empresa.

Apesar de parecer um caminho complicado e sinuoso até o objetivo final, que é o aumento do número de novos clientes, além da expansão da empresa, com alguns passos simples, é possível colher bons frutos com essa técnica. Veja mais detalhes de como utilizar o marketing de indicação a seguir.

1.Defina um objetivo

Veja detalhes de Saiba Como utilizar o marketing de indicação na sua empresa - Reprodução Canva
Veja detalhes de Saiba Como utilizar o marketing de indicação na sua empresa – Reprodução Canva

Assim como qualquer outra estratégia adotada em sua empresa, o marketing de indicação deve ter um objetivo claro.

Não se prenda apenas ao aumento das vendas, ou na geração de leads, especialmente no início da implantação da estratégia, é importante construir ações que sejam voltadas para objetivos específicos, que abranjam todos os aspectos de sua marca.

Você pode focar em aumentar o número de vendas de determinado produto, ou ainda, segmentar seus clientes, criando assim, um perfil ideal.

2.Mapeie seus promotores

É importante ressaltar que esse tipo de campanha pode não funcionar com qualquer perfil de cliente.

Em sua carteira atual, podem haver consumidores ainda nas fases iniciais do processo de venda, ou os que tiveram algum tipo de experiência negativa, além dos que simplesmente são indiferentes acerca de seu negócio.

Para saber exatamente quais os clientes que terão melhores chances de indicar a marca, é importante observar os dados coletados no funil de vendas, além de contar com ferramentas de coleta de dados e estatísticas a respeito de seus consumidores.

3.Ofereça uma boa recompensa

Depois de definir seus objetivos, e mapear seus promotores, é ghora de definir qual será a recompensa oferecida para cada indicação.

Essa recompensa não precisa necessariamente ser financeira, mas os descontos são sempre uma boa pedida.

Para acertar na bonificação, fazendo com que seus clientes se interessem em indicar alguém, entenda seu perfil, e busque opções que supram sua necessidade.

4.Pense nas etapas

Outro ponto importante de como utilizar o marketing de indicação, são as etapas que cada cliente precisará concluir para alcançar o objetivo, ou seja, a recompensa oferecida.

É importante que essas etapas não sejam tão complicadas a ponto de fazer com que o cliente desista do convite antes de concluí-lo, nem tão simples que não traga resultados para sua empresa.

Além disso, deixe todas as regras bastante claras, para que seus consumidores entendam exatamente o que é preciso fazer, para que o processo se conclua de forma adequada, evitando que se sintam enganados pela empresa.

5.Faça avaliações constantes

Como utilizar o marketing de indicação e avaliar processos - Reprodução Canva
Como utilizar o marketing de indicação e avaliar processos – Reprodução Canva

O último passo de como utilizar o marketing de indicação na sua empresa, é avaliar constantemente o andamento, a evolução, e principalmente os resultados da estratégia.

Mesmo que tudo pareça certo, sempre há o que melhorar em campanhas de marketing, especialmente quando falamos em indicação, por isso, é importante estar sempre atento a todos os aspectos, sempre visando possíveis gargalos para melhores resultados.

Agora você já sabe como utilizar o marketing de indicação na sua empresa e pode criar conta aqui e entender melhor como fazer. Então comece já a estudar suas possibilidades, e veja sua empresa crescer de forma mais constante e rápida!

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