Pular para o conteúdo
logo beeviral
Ajude o Rio Grande do Sul, um dos maiores polos de tecnologia do país! A Beeviral apoia essa causa! Clique aqui e faça sua doação!

Exemplos de utilização do marketing boca a boca

  • beeviral 
Exemplos de utilização do marketing boca a boca - Reprodução Canva

Hoje separamos alguns exemplos de utilização do marketing boca a boca, para inspirar você a adotar essa estratégia e sua empresa.

Esse tipo de técnica é amplamente utilizado, pois dentre as estratégias de marketing e propaganda, o boca a boca é a mais antiga e comprovada forma de atrair novos clientes.

Ao contar com a opinião dos clientes que já conhecem sua marca, é possível aumentar a base, fidelizar os consumidores e segmentar o público de forma simples e fluida.

Além disso, a estratégia demanda um baixíssimo investimento, sendo uma ótima opção para empresas de todos os tamanhos e mercados.

Quer saber mais sobre o tema, além de se inspirar com cases de sucesso dessa estratégia? Então não deixe de ler até o final, e não perca nenhum detalhe!

Conheça o marketing boca a boca

Como já dissemos brevemente acima, o marketing boca a boca se vale do conhecimento dos seus antigos clientes a respeito dos produtos, serviços e do atendimento recebido em sua empresa.

Se comunicar e trocar experiências é uma característica biológica dos seres humanos, e quando falamos em experiências de compra, não é diferente.

Além disso, com o avanço tecnológico e a expansão e popularização da internet, ocorrida nos últimos anos, a comunicação social evoluiu bastante, o que tornou ainda mais fácil que consumidores do mundo trocassem esse tipo de experiência de forma mais rápida e próxima.

Esse tipo de advento possibilitou que clientes que se sentissem insatisfeitos com qualquer uma dos aspectos de sua experiência de compra em determinada empresa, falasse sobre isso mais abertamente, o que consequentemente afeta a reputação do empreendimento.

Contudo, essa mesma característica, que por muitas vezes foi temida pelos empreendedores, também abriu portas para que a expansão de sua marca acontecesse de forma muito mais simples e econômica. Afinal, em contrapartida, sempre que o cliente é bem atendido e tem suas expectativas e necessidades supridas de forma satisfatória pela empresa, é natural que ele compartilhe isso com as outras pessoas.

E é assim que ocorre o marketing boca a boca, em uma espécie de efeito dominó.

Pois sempre que você se esforça para oferecer excelência, seus clientes compartilham feedbacks positivos, o que agrega valor a sua empresa e faz com que mais pessoas queiram conhecer.

Como fazer o marketing boca a boca na sua empresa

Marketing boca a boca na sua empresa - Reprodução Canva
Marketing boca a boca na sua empresa – Reprodução Canva

Agora que você já sabe o que é o marketing boca a boca, é hora de saber como utilizar a ideia e sua empresa de forma prática, para obter os melhores resultados possíveis.

Com algumas dicas e passos simples, é possível difundir essa ideia, e tornar a propaganda espontânea por parte de seus clientes, um processo fluido e natural.

Sempre busque oferecer excelência a seus clientes

Ninguém recomenda aquilo que gosta, e por isso, é importante sempre buscar agregar valor a seus produtos, serviços e atendimento ao cliente.

Tenha em mente que um cliente satisfeito pode se tornar um ótimo vendedor, e é assim que você fará com que ele dê feedbacks positivos a seu respeito para os amigos e conhecidos.

Seja surpreendente

Outro passo importante para conquistar o sucesso com a estratégia de marketing de boca a boa é surpreender seus clientes.

Seja criativo, busque opções e veja qual é mais viável para a realidade de seu negócio.

Com essa atitude simples, você mostrará a seu cliente que ele é importante e especial, o que fará com que ele se sinta mais satisfeito com a experiência e compartilhe com outras pessoas.

Conte sua história

Todo mundo ama uma boa história, e mesmo que você não veja muita potência nisso, acredite, ele existe.

Sempre que ouvimos uma boa história, o primeiro ímpeto é contá-la para alguém, e isso pode ser usado a seu favor.

Explique como seu negócio surgiu, os desafios enfrentados e as barreiras vencidas. Além de gerar mais buzz para seu negócio, você criará uma relação mais próxima e interativa com seus clientes.

Busque se tornar referência no mercado em que atua

Se você continuar fazendo mais do mesmo, sempre será só mais um na multidão, o que dificulta que seus clientes notem você.

Por isso, seja criativo e busque inovações, para se tornar referência, sempre que os consumidores pensarem no nicho em que você atua.

É muito mais fácil que as pessoas falem de algo popular, do que mais uma empresa qualquer, entre tantas do mercado.

Invista em estratégias de marketing

Estratégias marketing boca a boca - Reprodução Canva
Estratégias marketing boca a boca – Reprodução Canva

A última dica para você começar a utilizar o marketing de boca a boca é investir em estratégias de marketing e publicidade.

Esse tipo de campanha torna seu negócio mais conhecido, o que facilita o engajamento de seus clientes e consequentemente, a propaganda espontânea.

As redes sociais são uma ótima forma de difundir suas ideias para seu público, além de facilitar a comunicação com um custo bastante acessível.

Exemplos da utilização do marketing boca a boca

Algumas empresas investiram pesado no marketing boca a boca, o que rendeu a elas milhares de novos usuários e uma popularização rápida e significativa.

Separamos 2 exemplos de utilização da estratégia, para te inspirar a implementá-la e seu negócio, trazendo não só maiores lucros, mas também consolidação no mercado em que você está inserido.

Gmail

Hoje em dia, o Gmail, serviço de correio eletrônico do Google, conta com mais de 420 milhões de usuários em todo o mundo.

Contudo, assim que começou, o Gmail era um sistema de emails de trabalho, de uso exclusivo dos funcionários da empresa.

Depois de um tempo, o Google resolveu lançar o serviço para um pequeno grupo de pessoas, em meados de 2004.

E para realizar o teste Beta, a empresa pediu que seus funcionários enviassem convites aos conhecidos.

Dessa forma, cada vez mais consumidores descobriram as funcionalidades do serviço, o que gerou um grande burburinho, fazendo com que o Gmail se tornasse esse fenômeno que conhecemos hoje em dia.

Nubank

O Nubank é pioneiro quando falamos em contas digitais e cartão de crédito. Avaliado atualmente em mais de 4 bilhões de dólares, a empresa começou timidamente, como uma startup.

Com um atendimento humanizado, a empresa buscava resolver problemas de forma eficaz e criativa, o que levou os consumidores a falarem constantemente sobre ela.

Agora que você viu alguns exemplos de utilização do marketing boca a boca e sabe que funciona, você pode criar conta e começar a aplicar tudo em seu negócio.

; ;