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Estratégias para utilizar o marketing boca a boca na sua empresa

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Estratégias para utilizar o marketing boca a boca na sua empresa - Reprodução Canva

Hoje trouxemos algumas estratégias para utilizar o marketing boca a boca na sua empresa, para conquistar novos clientes, e consequentemente aumentar sua receita.

Essa ferramenta poderosa é capaz de fidelizar seus antigos clientes, enquanto amplia sua base de forma eficiente e rápida.

Além disso,  o marketing boca a boca tem um baixíssimo custo de operação, o que o torna uma realidade possível para empresas de diferentes tamanhos, independentemente se são jovens ou experientes no mercado.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe d e ler até a última linha, para obter diversas dicas e começar a utilizar essa ferramenta em seu benefício!

Marketing boca a boca, saiba mais

Hoje em dia, no meio empresarial, principalmente para as equipes de vendas e marketing, é muito comum observar a busca por novas estratégias que tragam resultados positivos para o negócio.

E uma das estratégias mais utilizadas e consolidadas, é o marketing boca a boca, por conta da simplicidade que ela apresenta.

Nela, a empresa se vale do conhecimento do público que, de forma espontânea, compartilha suas experiências, induzindo outras pessoas a conhecerem a marca, os produtos ou serviços oferecidos.

Isso funciona como uma espécie de propaganda espontânea, que parte do princípio que, quanto melhor for essa experiência, melhor serão as avaliações.

Contudo, não se engane, pois não basta somente esperar que os clientes façam esse trabalho de embaixador por conta própria.

Apesar de ser sim uma premissa simples, é necessário investir em excelência, para que o consumidor de feedbacks positivos, e que não haja um efeito contrário, quando ele for falar de você para outras pessoas.

Vantagens de utilizar o marketing boca a boca

Como já vimos acima, o marketing boca a boca possui uma premissa bastante simples: oferecer excelência, a fim de que seus clientes façam propaganda espontânea de sua empresa para outras pessoas.

Contudo, a simplicidade da ideia não é a única característica que faz com que ela seja uma boa opção para diferentes segmentos e estilos de negócio.

Isso porque, a estratégia oferece diversas vantagens, como a diversidade de canais de comunicação, que podem ser utilizados pelos clientes para divulgar para você.

Com a popularização da internet, os canais de comunicação se tornaram mais estritos e diretos, e o que antes levava dias para ser comunicado, agora pode ser feito de qualquer lugar do mundo, e em questão de segundos.

Isso abriu um leque de possibilidades, pois um usuário pode compartilhar suas experiência se comparada com o mundo todo, de forma praticamente instantânea.

Além disso, o marketing boca a boca pode ser vantajoso por outras razões, como por exemplo:

  • Estreita a relação dos clientes com a marca, formando assim um time de embaixadores, que fortalecem sua comunidade e te ajudam a conquistar um espaço de destaque no mercado em que atua;
  • Baixíssimo custo de operação, visto que mesmo que você opte por trabalhar com profissionais da internet para que outras pessoas sejam influenciadas, o custo seria muito inferior de uma campanha completa na TV o no rádio, por exemplo;
  • Aumento significativo na taxa de conversão de vendas, pois as pessoas preferem comprar produtos que já conhecem, ou que foram indicados por alguém influente ou conhecido., acelerando o processo de finalização de cada comprar logo de primeira.

Estratégias para utilizar o marketing boca a boca na sua empresa

Agora que você já sabe como pode ser vantajoso se valer dessa ferramenta poderosa para aumentar seus lucros, vejamos algumas estratégias para utilizar omarketing boca a boca na sua empresa.

Entenda o comportamento de seu público

Entender o público para o qual você está direcionando a estratégia é extremamente importante para garantir o sucesso a longo prazo.

Por isso, pesquise bastante, observe cada etapa da jornada de compra e esteja atento a qualquer mudança, afinal, é preciso saber com quem se está falando, para preparar o discurso certo, garantindo que a mensagem será passada de forma correta.

Inove e seja criativo

O melhor jeito de se destacar no mercado, é com inovação e criatividade. Dessa forma, você se tornará um diferencial para os consumidores.

Com uma concorrência cada vez mais acirrada, independentemente do mercado, é muito importante gravar seu nome na cabeça dos clientes.

Contudo, isso não significa que você terá de gastar muito dinheiro. Sabendo usar os recursos disponíveis, você já poderá notar grandes diferenças no dia a dia.

Aposte no marketing de relacionamento

Marketing boca a boca e relacionamento - Reprodução Canva
Marketing boca a boca e relacionamento – Reprodução Canva

O marketing de relacionamento diz respeito aos representantes de sua empresa que possuem contato direto com os clientes e são capazes de construir uma relação mais próxima com eles. Dessa forma, o cliente é capaz de se lembrar dessa relação.

Assim, é possível criar um gatilho de empatia, pois o consumidor sente que pode ser ouvido e entendido por você e seus colaboradores.

Invista no mercado digital

As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores, independentemente de idade, gênero ou classe social.

E com isso,pode ser mais fácil criar oportunidades para que as pessoas falem de você, já que dessa forma, é criado um canal de comunicação e interação direta entre empresa e cliente.

Invista em conteúdos chamativos e interativos, para que cada usuário se sinta parte do processo. Dessa forma, será mais fácil conseguir a atenção de um número maior de pessoas de uma única vez.

Preze pelo bom atendimento de seus clientes

Uma das principais etapas do marketing boca a boca, é o atendimento ao cliente, seja de forma física ou online.

Essa simples etapa pode significar tanto o sucesso, quanto o fracasso de seu negócio, visto que a forma como o cliente é tratado pesa muito na sua opinião sobre a empresa.

Uma boa forma de garantir isso, é capacitando sua equipe constantemente, sempre buscando se adaptar a qualquer mudança no comportamento do público.

Além disso, se mostra sempre disponível e aberto a resolver possíveis problemas, prezando pela empatia e demonstrando preocupação por cada um de seus clientes.

Para te ajudar ainda mais, você pode criar conta em nosso site. Com essas estratégias para utilizar o marketing boca a boca na sua empresa, em pouco tempo já será possível notar as mudanças positivas!

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