Pular para o conteúdo
logo beeviral
Ajude o Rio Grande do Sul, um dos maiores polos de tecnologia do país! A Beeviral apoia essa causa! Clique aqui e faça sua doação!

Os clientes são a base de qualquer negócio, sem eles nada funciona, qualquer negócio quebra.

Muitas empresas investem altos valores para atrair clientes e depois para mantálos, contudo, nem sempre é necessário investir muito para conquistar clientes.

Neste artigo vou te ensinar a Como conquistar clientes sem custo fixo através de estratégias simples, que podem ser aplicadas logo após a leitura deste artigo.

È importante compreender que quanto mais seu negócio depende de mí­dias pagas, maiores são os riscos ele corre, pois, caso sua empresa por algum motivo pare de anunciar, esses clientes vão parar de existir.

A partir de um ano, o negócio já deve apresentar um crescimento orgânico, novos clientes devem chegar principalmente através da indicação.

Quanto mais você investe em clientes que já compraram com você, mais eles vão indicar o seu negócio a outras pessoas, gerando um crescimento natural.

Contudo, existem outras maneiras de conquistar clientes sem custo fixo, vejamos;

1. Tenha diferenciais;

Tenha um diferencial que lhe coloque a frente do seu concorrente e que não gere um custo fixo.

Como uma personalidade única para sua marca, por exemplo.

A Netflix é um grande exemplo disso, al[em de investir em novas séries e filmes de maneira constante, não abre mão de cultivar um relacionamento pessoal através das redes sociais.

A grande marca é conhecida por aderir a uma personagem engraçada, antenada e empática caindo na graça dos seus seguidores com interações extrovertidas.

O sucesso da personificação da marca é tão grande, que várias empresas investem na ideia como a Magalu da Magazine Luiza e o Bradesco, com a inteligência artificial chamada Bia.

Desenvolva uma personalidade para sua marca como um diferencial e invista na ideia, com certeza você conseguirá ter excelentes resultados sem ter de investir em custos fixos.

2. Invista em marketing de indicação;

Outra estratégia eficaz está nas estratégias que visam atrair clientes através de indicações.

Existem várias maneiras de atrair clientes através de indicação, veja abaixo;

  • Indicação de clientes antigos;

È importante cultivar clientes satisfeitos, pois, são excelentes fontes de indicações.

Busque realizar o acompanhamento dos processos de maneira adequada, desde a prospecção, atendimento, fechamento e pós venda.

Fortalecendo os pontos fortes e melhorando os pontos fracos do seu negócio.

  • Indicação através da reputação;

Muitas pessoas mesmo sem nunca ter comprado com você indicam seu negócio apenas por conta da reputação que ele cultiva.

Normalmente são pessoas que souberam do seu negócio por outros meios, como uma indicação feita há muito tempo, uma leitura feita em seu blog ou um post feito em suas redes sociais.

Essa informação pode ser transmitida de várias maneiras, podendo ser através de uma pergunta ou mesmo de um comentário espontâneo sobre uma novidade lançada.

Quanto mais souberem sobre seu negócio, maior número de clientes você irá alcançar aumentando seus lucros sem ter de gastar com custos fixos.

Como conquistar clientes sem custo fixo, possui como a principal estratégia o aumento no lucro de maneira significativa, sem ter de investir todos os meses em tráfego pago, ou outras ferramentas que necessitam de altos investimentos.

  • Campanhas de indicação;

Se trata de uma estratégia onde você oferece algo em troca de uma indicação, ou seja, existe um fator motivador para que a indicação ocorra.

Podendo nesse caso ser feita através de pessoas que nunca compraram o seu produto, mas, possuem interesse pelo benefi­cio que você oferece.

Para ter um controle maior dessa estratégia é indicado o uso de um sistema de indicação, onde você automatiza todo o processo e apenas realiza o acompanhamento.

Caso ainda não saiba como funciona te indico a leitura desse e-book para aprofundar seu conhecimento sobre o processo.

Para ter sucesso em sua campanha de indicação, é necessário escolher com cuidado o que estará oferecendo como brinde.

Os brindes que estará ofertando podem ser diversos, como;

  • Livros
  • Descontos
  • Moeda virtual do seu negócio
  • Brindes físicos ou virtuais
  • Entradas para congressos e eventos

Entre outras opções.

O primeiro passo para saber qual o presente estará dando em troca da indicação é saber o que mais desperta o interessa dos indicadores.

Caso esteja dando início a sua primeira campanha de indicação te indico a leitura de Os indicadores de sucesso do marketing de indicação.

Outros meios de Como conquistar clientes sem custo fixo é marcando presença de maneira constante nas redes sociais.

Como veremos agora.

3. Tenha um site;

Um site se trata do seu principal endereço digital, pois, muitas vezes uma mudança no algoritmo muda toda a estratégia.

Pois, são esses algoritmos que influenciam na entrega do seu conteúdo para seus seguidores, sendo o Instagram o mais desafiador.

Um site te proporciona mais estabilidade, pois, as mudanças no Google costumam acontecer com menor frequência.

Sendo o indicado realizar divulgação do site em seus outros canais, como YouTube e redes sociais nas quais esteja presente.

Um estudo feito com mais de 100 milhões de visitantes, revelou que a busca orgânica é responsável por 32% de todas as visitas a sites no Brasil.

Para se ter um grande alcance é necessário está atento a alguns pontos, como;

  • Postagens constantes;
  • Conteúdos evergreem, que possuem vida útil de até 2 anos;
  • Otimização, como palavras-chave, escaneabilidade e outras estratégias de SEO;

Entre outras apções.

Sendo de grande importância se ter um site responsivo (que se adapta aos vários formatos de tela) e com abertura rápida, pois, sites lentos tendem a perder audiência.

Uma dica é colocar um banner com sua campanha de indicação para atrair pessoas interessadas em indicar seu negócio.

4. Redes sociais;

Também é muito importante está presente nas redes sociais com postagens regulares e relevantes, que ajudem seus seguidores a resolver algum problema de forma prática.

A constância será um diferencial.

Uma das vantagens das redes sociais é permitir uma maior aproximação da marca com seus clientes, facilitando que se torne conhecido e receba um maior número de indicações.

Conclusão

Para finalizarmos uma dica é não deixar para depois.

Inicie hoje mesmo a construção da personalidade da sua marca, assim como, sua campanha de indicação.

Podemos te ajudar a aumentar o número das suas vendas conquistando clientes sem custo fixo.

Saiba mais sobre quem somos clicando Aqui.

; ;